Ainda se lembra do eMule? Um programa P2P que provavelmente utilizou há muitos anos atrás, para “sacar” coisinhas pouco legais na Internet. Já passaram muitos anos, e a Internet mudou completamente. Mas sabe o que aconteceu a este submundo da partilha de ficheiros?
Afinal, ao que tudo indica, apesar do abandono da equipa de desenvolvimento, o eMule ainda faz das suas em 2021.
(Especial) Ainda se lembra do eMule? Quanto anos já passaram?
Portanto, o eMule é uma aplicação gratuita de partilha de ficheiros peer-to-peer (P2P) para Windows. Chegou à Internet em 2002 como uma alternativa ao eDonkey2000, e rapidamente começou a ganhar popularidade em várias comunidades ‘underground’.
Era um cliente de download de ficheiros muito utilizado por quem andava atrás de conteúdo raro na internet. Sabe quais eram as suas vantagens?
- Sistema de créditos para premiar quem mais partilhava.
- Sistema de recuperação de downloads corrompidos.
- Possibilidade de troca direta de fontes com outros nós clientes.
- Compressão de dados de forma a poupar largura de banda.
Em suma, o eMule foi programado tendo como base a linguagem de programação C++, utilizando as classes Microsoft Foundation. Sempre foi um software completamente gratuito. Dito tudo isto, graças à sua popularidade, e código aberto, tivemos vários programas “irmãos” a serem lançados ao longo dos anos, como o aMule, JMule, xMule, bem como várias modificações ao eMule original.
Curiosamente, mesmo em 2021, continua a ser o quarto projeto mais popular do site SourceForge! Com mais de 700 milhões de downloads. No entanto, a sua última atualização foi feita no distante ano de 2016. A versão estável mais recente é a 0.60c.
Assim, mesmo sem qualquer suporte da equipa de desenvolvimento original, o eMule ainda é utilizado nos dias que correm, com os servidores a acusarem cerca de 400 mil utilizadores ligados de forma concorrente.
No entanto, é inegável que o sistema de torrents roubou muita popularidade ao sistema que serve de base ao “velho burro”. Afinal de contas, os torrents acabaram com o sistema de créditos, simplificaram o sistema de ficheiros, e massificaram a partilha de ficheiros. O que claro está, tudo junto, significa um aumento muito significativo na velocidade de transferência.
Ademais, ainda se lembra do velho burro? Era fã da plataforma? Tem saudades?
🔥 Este artigo foi útil?
Sê o primeiro a votar 🙂
Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!


