O PSVR 2 foi um lançamento significativo para a Sony, com uma boa aposta no campo do marketing. O que na altura fez todo o sentido, visto que a PS5 é a única consola no mercado com capacidades VR, o que claro está, é algo que a Sony pode aproveitar para ganhar alguns fãs num mercado emergente, inovador, e sem grandes rivais.
Mas, pelo menos até aqui, as vendas não estão a ser nada de especial. Afinal, no primeiro trimestre de 2022, tudo indica que a Sony só conseguiu vender cerca de 300 mil unidades do capacete PSVR 2. Um número muito aquém das 2 milhões de unidades esperadas.
Mas calma! Segundo Jim Ryan, ainda é muito cedo para atirar a toalha ao chão. O potencial está lá, é preciso apenas tirar o sumo da laranja. Ao fim e ao cabo, o PSVR 2 sofre de duas mazelas significativas. Primeiramente, é um produto caro… Mais caro que a própria consola.
Além disso, tem poucos jogos, com um dos mais badalados a ser criticado pela insistência numa mecânica interessante, mas por vezes aborrecida. Estamos obviamente a falar de Call of the Horizon, um jogo onde o jogador passa quase metade do tempo a escalar “coisas”.
Ainda é cedo para dizer que o PSVR 2 é um flop!
Portanto, o responsável máximo pelo Universo Sony PlayStation, Jim Ryan, comentou o assunto, e meteu algum gelo em cima da ‘coisa’. Dizendo que, em suma, ainda é cedo para descartar o capacete VR.
Deixando também a sensação que a próximo PlayStation Showcase vai trazer algumas novidades para a plataforma. O que claro, dá alguma força aos rumores que apontam para uma chegada de Half-Life Alyx, aquele que é tido por muitos como o melhor jogo VR do planeta.
O que pode a Sony fazer para melhorar as vendas?
A aposta na biblioteca tem de acontecer o quanto antes. Além disso, dentro de algum tempo, temos de ver uma queda no preço.
Estas duas coisas, em conjunto, vão obviamente chamar um pouco mais a atenção do consumidor. Quando é que vão acontecer? Bem, eu diria que vamos ter algumas novidades na questão dos lançamentos dentro em breve. Quanto ao preço, diria que na altura do lançamento da PS5 Slim, seria um bom momento para avançar com uma queda de preço, para ir buscar todos os interessados na ‘nova’ consola.