Agora temos publicidade imposta pela Google nas TVs Android?


Por em

Naquilo que pode muito bem ser, um dos maiores tiros no pé de sempre… Parece que várias televisões baseadas no sistema operativo Android da Google, começaram a mostrar anúncios publicitários aos seus utilizadores.

Segundo a Google, é apenas um ‘teste’, para fazer com que exista mais interação com aplicações da Play Store… Contudo, a maioria dos utilizadores, apenas quer que estes anúncios desapareçam das suas televisões, que por sinal, não foram nada baratas.

Em suma, vários utilizadores de várias de Smart TVs Android, onde podemos incluir modelos da Sony, Xiaomi, e até ‘boxes’ como a NVIDIA Shield e Xiaomi Mi Box 3, começaram a queixar-se do aparecimento de anúncios publicitários, após uma atualização de software.

TVs Android

Portanto, depois desta agora ‘famosa’ atualização, estas TVs Android, começaram a mostrar anúncios, sob o título ‘Promotional Channels’, no Launcher do Sistema Operativo.

Infelizmente, não só não existiu um qualquer tipo de aviso, como é impossível desligar a funcionalidade.

A Google já respondeu a toda esta polémica, dizendo o seguinte:

“O Sistema Operativo Android TV, tem como foco a otimização e personalização da experiência de entretenimento em casa. Enquanto exploramos novas oportunidades para envolver a comunidade. Estamos a testar um programa piloto, que irá mostrar conteúdo patrocinado no Home Screen da TV Android.”

Além disso, temos ainda uma menção na página de suporte da Sony, mencionando que tudo isto, serve apenas para: “Ajudar o utilizador a descobrir novas aplicações e conteúdo para a sua TV.”

Apesar de ser do conhecimento comum, que a maioria das receitas da Google vem da publicidade. Acaba por não fazer qualquer tipo de sentido, começar a mostrar anúncios em TVs, sem avisar ou pedir o consentimento do utilizador.

Isto já para não falar, que estamos a falar de modelos que não custam meia dúzia de euros… Afinal de contas, um dos utilizadores tem uma TV Sony 900F, que custa uns bastante respeitáveis 1000€.

Faz sentido pagar o preço ‘normal’ por uma TV, e depois receber anúncios publicitários? Não me parece! Vá Samsung, façam aí um desconto nas novas 8K, que eu até aceito levar com alguns anúncios.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo.

Leia também

Ou veja mais notícias de Android, Featured

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

Usa o Netflix no iPhone? Então perdeu uma funcionalidade!

Novo dobrável Galaxy Fold está quase a chegar à China

Seguinte