A geração da PlayStation 5 e Xbox Series X|S ficou marcada pelo período “cross-gen” mais longo de sempre. Apesar de não ter acontecido com todos os jogos lançados ao longo destes últimos anos, Foram quase cinco anos em que muitos jogos continuaram a ser lançados para a geração anterior. Algo nunca antes visto no mercado.
O que por um lado foi bom, porque não existiam consolas para todos na altura do lançamento da atual geração. Mas, claro, também fez com que a sensação de verdadeira nova geração nunca chegasse a instalar-se.
Isso pode mudar já no próximo ano. O problema é… Será demasiado tarde?
Adeus PS4? Geração PlayStation 5 vai finalmente arrancar a sério
Portanto, além do facto de ser cada vez mais raro ver lançamentos para a PS4, alguns jogos multiplataforma vão deixar de oferecer suporte à “velhinha” consola da Sony. Um bom exemplo está em Genshin Impacto, mas ao que tudo indica, este não será o único jogo a optar por esse caminho.
Ou seja, muitos outros estúdios e publishers estão a preparar-se para cortar o cordão umbilical e focar-se apenas nas consolas atuais. No caso de Genshin, a decisão prende-se com limitações técnicaa. Mas… A verdade é que a base instalada da PS5 e Xbox Series X|S já é suficientemente grande para justificar a mudança.
Afinal, caso não saiba, a Sony já vendeu 80,3 milhões de unidades da PS5, um número que dá confiança aos estúdios para (finalmente) abandonarem a PS4.
Mas… É tarde!
No entanto, este “arranque real” da geração pode ser de curta duração. Os rumores sobre a PlayStation 6 e a Xbox Next apontam para lançamentos nos próximos dois anos. Aliás, alguns rumores já apontam para o final de 2026. (Mas não acredite muito nisso. Aponte para 2027 ou 2028).
Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!