Todos precisamos de aceder ao portal das finanças com regularidade pelos mais variados motivos. É onde estão muitos dos nossos dados pessoais e como tal convém sempre termos alguns cuidados como escolhermos uma palavra-passe completa entre outras coisas. É a pensar nisso que o acesso ao portal das finanças vai mudar e como tal vai ser introduzido um sistema de autenticação de dois fatores. À semelhança de outros baseia-se no envio de uma mensagem de texto com um código de verificação.
Acesso ao portal das finanças vai mudar: como vai funcionar
Este novo sistema vai ser integrado já a partir desta quarta-feira e é uma boa forma de prevenir acessos não autorizados. No entanto isto ainda não vai estar disponível para todos. Em primeiro lugar chega a todos aqueles que não têm atividade empresarial e só depois aos outros.
Isto é algo a que os utilizadores terão de aderir mas para isso terão de ter o contacto telefónico adicionado e validado no portal das finanças. Isto é muito simples de fazer.
Depois de se autenticar na parte superior tem de dar um clique onde diz a minha área. A seguir do lado esquerdo escolha gerir canais. Verifique se tem um número de telefone introduzido e sobretudo confirmado.
Apesar disto ser uma novidade a verdade é que de algum modo o acesso ao portal de finanças já tem uma espécie de autenticação de dois fatores. Isto quando utiliza a chave móvel digital para aceder ao serviço. Tudo porque já implica receber uma SMS com um código de validação.
Numa altura em que os crimes relacionados com o roubo de dados não param de aumentar é sem dúvida uma boa notícia a disponibilização destas ferramentas de autenticação de dois fatores. É que deste modo, mesmo que as suas informações cheguem à Internet, ninguém as poderá utilizar a menos que tenham acesso ao seu telemóvel.
Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!