O truque para acelerar o Windows passa pelo Edge!

Se utiliza o Edge diariamente há uma opção que pode deixar ativa. No entanto, se tem outro browser como o Chrome há uma coisa que tem de fazer. É que realmente o truque para acelerar o Windows passa pelo Edge.

O truque para acelerar o Windows passa pelo Edge!

Aquilo que tem de fazer é desativar já o início rápido. Para esse efeito clique nos três pontos no canto superior direito do Edge e escolha Definições. Em Definições, no menu do lado esquerdo, escolha a opção sistema e desempenho. Depois em cima surge algo a dizer Início Rápido. Como disse, se não utiliza o Edge desative essa opção e vai ganhar muita memória.

acelerar o Windows Edge

Mas há outra questão importante a envolver o Edge e não só.

Um programador resolveu analisar a utilização dos widgets do Windows 11, do Microsoft Teams e do Edge numa instalação limpa do Windows 11 e os resultados surpreendem!

Tanto os widgets como o Temas ocupam um grande número de processos Microsoft Edge WebView2 para funcionar. O WebView2 é uma forma de utilizar o Edge e o motor de renderização sem ter de se lançar o browser ou a sua interface como refere o site arstechnica.com. Todos juntos utilizam muitas centenas de MB para poderem funcionar.

Windows 11 memória, acelerar o Windows Edge

No caso dos widgets isto não é muito preocupante. Tudo porque os processos não começam até carregarmos no botão de widgets. Mesmo que estejam congelados em segundo plano. No entanto, no caso do Teams as coisas são diferentes. Assim todos os processos são sempre lançados automaticamente. Mesmo que não utilizemos esta aplicação. O curioso é que um truque muito simples permite-nos ganhar muita memória no Windows 11. De facto, se removermos o ícone do Teams da barra inferior através das definições da barra de tarefas ganhamos muita memória.

Windows 11 memória

O processo é muito simples. Só temos de dar um clique na barra com o botão direito do rato e escolher a opção Definições da barra de tarefas. A seguir na janela que surgir temos de desativar a opção conversar. Entretanto quem não utiliza os widgets também os pode desativar. Fica mais ou menos como na imagem abaixo.

Windows 11 memória

Experimente e veja como fica o seu sistema operativo!

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.