A sua conversa privada no WhatsApp, pode não ser assim tão privada…


Por em

O WhatsApp é inegavelmente uma das aplicações de conversação mais populares do planeta. Afinal, já ultrapassou a marca dos 2 mil milhões de utilizadores ativos! No entanto, as notícias mais recentes poderão fazer com alguns destes utilizadores comecem a fugir da plataforma.

A sua conversa privada no WhatsApp, pode não ser assim tão privada…

whatsapp

Portanto, apesar do problema estar limitado às conversações em grupo, parece que existem mesmo problemas de privacidade.

Caso não saiba, estes chats de grupo privados são acedidos através de um convite (código) que pode ser distribuído pelos moderadores desta mesma sala de conversação. Ou seja, estes convites não são mais que um simples link (URL) com texto específico para esta sala.

Nada de mal não é? Errado! É que a Google anda a indexar alguns destes links no seu motor de busca!

Muito resumidamente, isto significa que qualquer pessoa pode fazer uma pesquisa no Google e entrar na sua conversa privada. E na verdade… A culpa de tudo isto nem é da Google, mas sim da equipa por detrás do WhatsApp. Afinal de contas, toda a gente sabe que a Google usa crawlers para indexar todas as páginas da web.

Por isso cabe à equipa do WhatsApp (Facebook) ter cuidado com isto e implementar um sistema que previna o crawling destes links. Dito isto, se por acaso está curioso quanto ao estado da segurança das suas conversas, meta “chat.whatsapp.com” no seu browser e posteriormente adicione alguma informação relativa ao chat que pretende saber mais.

A sua conversa privada no WhatsApp, pode não ser assim tão privada… – Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.


Problema no WhatsApp com o EMUI 10? Update vai resolver!

Desde que o EMUI 10 baseado no Android 10 chegou ao meu Huawei P30 Pro, ganhei muitas coisas, é verdade. As aplicações começaram a abrir mais rápido e notei um maior desempenho também no próprio funcionamento do sistema. No entanto, houve um problema no WhatsApp que surgiu com este update e na realidade um bem chato. É que por algum motivo que ainda não consegui perceber, o WhatsApp deixou de funcionar como deve ser. Para além de, por vezes, bloquear, enviar conteúdos multimédia era também muito complicado.

Leia o resto do artigo aqui.

Leia também

Ou veja mais notícias de Especiais

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

iPhone X ‘morreu’ em 2018? A ideia foi da Apple! Mas porquê?

‘Insider’ famoso da indústria afirma que o S20 vai falhar! Mas porquê?

Seguinte