Inicio Jogos Sabia que a PlayStation 4 salvou a Sony da banca rota?

Sabia que a PlayStation 4 salvou a Sony da banca rota?

Sabia que a PlayStation 4 salvou a Sony da banca rota? – Lembra-se quando toda a gente queria ter um Sony Walkman? Ou quando os portáteis Sony Vaio metiam inveja, com a sua performance e design?

A Sony realmente teve muito sucesso numa mão cheia de mercados, mas com o tempo, as coisas começaram a mudar… E muito curiosamente, o que realmente salvou a empresa, foi a sua PlayStation 4! Mas como é que isto aconteceu!?

a PlayStation 4

Apesar de hoje em dia um Sony Walkman ser um gadget perfeitamente desconhecido para a maioria dos jovens. (No sábado passado, falei com um rapaz de 18 anos, que nem sabia o que era um leitor VHS, um Walkman ou até um Discman!!!!!!)

A verdade é que o Sony Walkman marcou uma geração, sendo na altura, a única maneira de ouvir música em movimento. Afinal de contas, enquanto hoje em dia agarra no seu telemóvel e num par de fones de 5€ e vai correr, naquela altura a única maneira de ouvir música num treino, era com um Walkman.

a PlayStation 4

Isto depois evoluiu para o Discman, mas aqui já tínhamos vários problemas que não existiam com as cassetes como o ‘skipping’. E claro, aqui a Sony já encontrou muita concorrência, que oferecia a mesma ou melhor qualidade a um preço mais baixo.

Portanto, devido a um aumento de concorrência, no fim da geração de CDs a marca ‘Sony Walkman’ já não tinha grande valor associado.

Similarmente, tínhamos também os portáteis Sony Vaio!

Que em boa verdade, apresentavam um design, qualidade de construção e especificações bastante atrativas para a altura.

a PlayStation 4

Contudo, apesar da Sony não perder dinheiro neste departamento. (No último ano da existência da marca, a empresa vendeu 7.5 milhões de PCs!) As margens de lucro não eram nada de especial. Por isso, o departamento foi vendido a um fundo de investimento Japonês.

Isto para dizer o quê? A Sony tem como grande objetivo criar e desenvolver negócios, com grandes margens de lucro… Ou seja, que tragam grandes quantidades de dinheiro

E os portáteis Sony Vaio, simplesmente não encaixavam nesta filosofia.

Além disto, também tivemos um desinvestimento sério nas TVs Bravia, bem como no negócio de comercialização de pilhas, com a Sony a estudar a venda de tudo aquilo que não lhe trazia lucro ao fim de cada mês.

Em suma, houve uma altura em que as coisas não estavam a correr bem para a Sony! E as perdas de dinheiro, começavam a ser demasiado avultadas para dar a volta por cima.

A Sony era demasiado grande, tinha a mão em demasiados potes… Contudo, nenhuma das mãos estava a tirar mel! Por isso, a solução foi acabar com os potes que apenas estavam a atrasar a empresa.

É aqui que entra a PlayStation!

a PlayStation 4

A Sony PlayStation, sempre foi consistente nos seus resultados. Por isso, em 2012, o novo CEO Kaz Hirai, reconheceu imediatamente o que realmente estava a resultar, e o que não estava.

“One Sony”

Assim, a primeira jogada do novo CEO foi focar-se primariamente no jogos, câmeras e smartphones. O que é curioso, visto que nesta altura, os smartphones da Sony já não estavam a ter grande sucesso, mas como as perdas de dinheiro não eram escandalosas, a empresa decidiu continuar a apostar no mercado.

A Microsoft ajudou bastante a Sony!

Verdade seja dita, a PlayStation 3 foi um flop, o que resultou no domínio da Xbox 360, algo que a Microsoft queria manter com a Xbox One. No entanto, uma série de erros com o lançamento da consola que viria a rivalizar com a PlayStation 4, arruinou esses planos.



No fundo, a Microsoft voltou a meter a Sony no caminho para a vitória. Isto, enquanto a empresa Japonesa aproveitava o ano anterior ao lançamento da sua PS4… Para se ver livre da linha Sony Vaio, das pilhas Sony, para minimizar os negócios das televisões e ainda desinvestir no popular Walkman.

Caso não saiba, a Sony investiu cerca de 3 mil milhões de dólares na PlayStation 3! No entanto, ainda hoje não é claro se a empresa recuperou todo o investimento…

a PlayStation 4

A luta contra a Xbox 360 da Microsoft, não correu nada bem para a Sony. Muito graças ao processador Cell que equipava a PS3, e que a maioria dos ‘devs’ odiava!

Aliás, o conhecido Gabe Newell da Valve, chegou mesmo a dizer, que ao trabalhar para a PS3, não irá ganhar nada a não ser ódio à plataforma, visto que não irá aprender nada, que possa ser utilizado noutro lado.

Ou seja, se uma consola vive de jogos de qualidade, mas os ‘devs’ odeiam desenvolver para a consola… Encontramos aqui um problema muito grave!

E isto acabou por acontecer, visto que a grande maioria dos jogos multi-plataforma, tinham sempre melhores reviews no lado da Xbox 360.

Por isso, a PlayStation 4 precisava de ser algo diferente, que conseguisse virar o jogo a favor da Sony!

a PlayStation 4

Portanto, a Sony meteu Mark Cerny nos comandos do projeto, de forma a priorizar a facilidade de desenvolvimento. O que resultou numa consola, que não era nenhum monstro da performance, mas que tinha tudo aquilo que os ‘devs’ queriam.

O que em conjunto com os tiros nos pés da Microsoft… Tivemos o regresso da Sony PlayStation ao trono das consolas.

Logo nos primeiros anos, tivemos uma série de jogos excelentes, e ao contrário da geração passada, as reviews dos jogos PS4, eram superiores, às da Xbox One. E assim, a Sony vendeu uma quantidade estrondosa de unidades.

Afinal, vendeu tanto, que os próprios executivos da Sony, mencionaram , que não estavam a perceber o que se estava a passar no mercado!

É que caso não tenha percebido, a Sony desistiu de tantos negócios, que em 2013, a empresa estava apenas dependente do sucesso da sua nova PlayStation 4! (78% do negócio da Sony, vinha da PlayStation)

No fundo, uma jogada arriscada, que no final, se revelou a mais acertada.

Nova consolaPlayStation 5!?

a PlayStation 4

Estamos prestes a receber a nova geração de consolas, com a PlayStation 5 e Xbox Scarlett. Enquanto a grande aposta da Sony continua no Gaming, a Microsoft percebeu os erros que cometeu na geração passada, e está pronta a fazer um ‘All-in’ em 2020.

Como é que irá correr!? Temos de esperar para ver.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia também

Volte-face! A RTX 3080 fica atrás da nova RX 6800 em tudo!

Como noticiámos há alguns dias, as novas placas da AMD já andam por aí há algum tempo, no entanto, foram enviadas com drivers 'especiais'...

Como é que um serviço de IPTV Pirata arranja o sinal de TV?

Se por acaso é fã mundo do IPTV, mais concretamente do IPTV Pirata, é provável que já saiba um pouco de como tudo isto...

iPhone na Europa: Mais caro, mais lento e com símbolos diferentes?

O iPhone 12 está a ter sucesso nas mãos dos reviewers, e muito provavelmente também irá ser um sucesso comercial um pouco por todo...

Alerta Play Store: se tem uma destas 21 aplicações apague já!

Apesar de todos os cuidados que a Google tem com as aplicações que tentam entrar na Play Store, é praticamente impossível garantir que a...

Já existe pessoal a personalizar a PlayStation 5 por 40$!

Gosta do design da PlayStation 5, mas gostava de ter um outro esquema de cores? Pois bem, a mais recente consola da Sony vai...