Sabia que a PlayStation 4 salvou a Sony da banca rota?

Sabia que a PlayStation 4 salvou a Sony da banca rota? – Lembra-se quando toda a gente queria ter um Sony Walkman? Ou quando os portáteis Sony Vaio metiam inveja, com a sua performance e design?

A Sony realmente teve muito sucesso numa mão cheia de mercados, mas com o tempo, as coisas começaram a mudar… E muito curiosamente, o que realmente salvou a empresa, foi a sua PlayStation 4! Mas como é que isto aconteceu!?

Sony

Apesar de hoje em dia um Sony Walkman ser um gadget perfeitamente desconhecido para a maioria dos jovens. (No sábado passado, falei com um rapaz de 18 anos, que nem sabia o que era um leitor VHS, um Walkman ou até um Discman!!!!!!)

A verdade é que o Sony Walkman marcou uma geração, sendo na altura, a única maneira de ouvir música em movimento. Afinal de contas, enquanto hoje em dia agarra no seu telemóvel e num par de fones de 5€ e vai correr, naquela altura a única maneira de ouvir música num treino, era com um Walkman.

Sony Walkman

Isto depois evoluiu para o Discman, mas aqui já tínhamos vários problemas que não existiam com as cassetes como o ‘skipping’. E claro, aqui a Sony já encontrou muita concorrência, que oferecia a mesma ou melhor qualidade a um preço mais baixo.

Portanto, devido a um aumento de concorrência, no fim da geração de CDs a marca ‘Sony Walkman’ já não tinha grande valor associado.

Similarmente, tínhamos também os portáteis Sony Vaio!

Que em boa verdade, apresentavam um design, qualidade de construção e especificações bastante atrativas para a altura.

Sony Vaio

Contudo, apesar da Sony não perder dinheiro neste departamento. (No último ano da existência da marca, a empresa vendeu 7.5 milhões de PCs!) As margens de lucro não eram nada de especial. Por isso, o departamento foi vendido a um fundo de investimento Japonês.

Isto para dizer o quê? A Sony tem como grande objetivo criar e desenvolver negócios, com grandes margens de lucro… Ou seja, que tragam grandes quantidades de dinheiro

E os portáteis Sony Vaio, simplesmente não encaixavam nesta filosofia.

Além disto, também tivemos um desinvestimento sério nas TVs Bravia, bem como no negócio de comercialização de pilhas, com a Sony a estudar a venda de tudo aquilo que não lhe trazia lucro ao fim de cada mês.

Em suma, houve uma altura em que as coisas não estavam a correr bem para a Sony! E as perdas de dinheiro, começavam a ser demasiado avultadas para dar a volta por cima.

A Sony era demasiado grande, tinha a mão em demasiados potes… Contudo, nenhuma das mãos estava a tirar mel! Por isso, a solução foi acabar com os potes que apenas estavam a atrasar a empresa.

É aqui que entra a PlayStation!

consola PlayStation

A Sony PlayStation, sempre foi consistente nos seus resultados. Por isso, em 2012, o novo CEO Kaz Hirai, reconheceu imediatamente o que realmente estava a resultar, e o que não estava.

“One Sony”

Assim, a primeira jogada do novo CEO foi focar-se primariamente no jogos, câmeras e smartphones. O que é curioso, visto que nesta altura, os smartphones da Sony já não estavam a ter grande sucesso, mas como as perdas de dinheiro não eram escandalosas, a empresa decidiu continuar a apostar no mercado.

A Microsoft ajudou bastante a Sony!

Verdade seja dita, a PlayStation 3 foi um flop, o que resultou no domínio da Xbox 360, algo que a Microsoft queria manter com a Xbox One. No entanto, uma série de erros com o lançamento da consola que viria a rivalizar com a PlayStation 4, arruinou esses planos.



No fundo, a Microsoft voltou a meter a Sony no caminho para a vitória. Isto, enquanto a empresa Japonesa aproveitava o ano anterior ao lançamento da sua PS4… Para se ver livre da linha Sony Vaio, das pilhas Sony, para minimizar os negócios das televisões e ainda desinvestir no popular Walkman.

Caso não saiba, a Sony investiu cerca de 3 mil milhões de dólares na PlayStation 3! No entanto, ainda hoje não é claro se a empresa recuperou todo o investimento…

A luta contra a Xbox 360 da Microsoft, não correu nada bem para a Sony. Muito graças ao processador Cell que equipava a PS3, e que a maioria dos ‘devs’ odiava!

Aliás, o conhecido Gabe Newell da Valve, chegou mesmo a dizer, que ao trabalhar para a PS3, não irá ganhar nada a não ser ódio à plataforma, visto que não irá aprender nada, que possa ser utilizado noutro lado.

Ou seja, se uma consola vive de jogos de qualidade, mas os ‘devs’ odeiam desenvolver para a consola… Encontramos aqui um problema muito grave!

E isto acabou por acontecer, visto que a grande maioria dos jogos multi-plataforma, tinham sempre melhores reviews no lado da Xbox 360.

Por isso, a PlayStation 4 precisava de ser algo diferente, que conseguisse virar o jogo a favor da Sony!

PlayStation 4, consola PlayStation

Portanto, a Sony meteu Mark Cerny nos comandos do projeto, de forma a priorizar a facilidade de desenvolvimento. O que resultou numa consola, que não era nenhum monstro da performance, mas que tinha tudo aquilo que os ‘devs’ queriam.

O que em conjunto com os tiros nos pés da Microsoft… Tivemos o regresso da Sony PlayStation ao trono das consolas.

Logo nos primeiros anos, tivemos uma série de jogos excelentes, e ao contrário da geração passada, as reviews dos jogos PS4, eram superiores, às da Xbox One. E assim, a Sony vendeu uma quantidade estrondosa de unidades.

Afinal, vendeu tanto, que os próprios executivos da Sony, mencionaram , que não estavam a perceber o que se estava a passar no mercado!

É que caso não tenha percebido, a Sony desistiu de tantos negócios, que em 2013, a empresa estava apenas dependente do sucesso da sua nova PlayStation 4! (78% do negócio da Sony, vinha da PlayStation)

No fundo, uma jogada arriscada, que no final, se revelou a mais acertada.

Nova consolaPlayStation 5!?

ps5

Estamos prestes a receber a nova geração de consolas, com a PlayStation 5 e Xbox Scarlett. Enquanto a grande aposta da Sony continua no Gaming, a Microsoft percebeu os erros que cometeu na geração passada, e está pronta a fazer um ‘All-in’ em 2020.

Como é que irá correr!? Temos de esperar para ver.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Obrigado!

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Leia também

Deixe um comentário