A luz emitida pelos nossos smartphones podem aumentar o risco de cegueira!

Já há muito tempo que sabemos que a luz azul emitida pelos nossos smartphones é tudo menos saudável! Danificando os nossos os olhos e afetando a nossa capacidade de dormir… No entanto, os efeitos secundários não ficam por aqui!

Uma investigação da Universidade de Toledo, demonstra que longos períodos de exposição a luz azul, leva à produção de moléculas venenosas nas células foto receptoras dos nossos olhos!

Danificar estes células sensíveis à luz pode levar a uma degeneração macular! Uma condição incurável que resulta numa visão enevoada, falta de visão no centro do campo visual ou até mesmo ‘pontos cegos’. A degeneração macular relacionada com a idade (DMRI) é a principal causa de cegueira nos Estados Unidos, afetando cerca de 11 Milhões de pessoas!

Dito isto, este problema aumenta bastante com o uso de aparelhos emissores de luz azul no escuro! Aliás, já existem vários relatos de pessoas a ficarem cegas temporariamente após um uso extensivo de smartphones num espaço escuro.

Os investigadores focaram-se numa forma de Vitamina A, que as células foto receptoras usam para converter luz para sinais enviados para o nosso cérebro.

O investigador ‘Kasun Ratnayake’ explica que:

“Se enviar luz azul para a retina, esta mata as células foto receptoras enquanto a molécula sinalizadora na membrana se dissolve. É que as células foto receptoras do olho não se regeneram! Quando morrem, morrem para sempre!”

cegueira smartphones

Já o ‘Dr. Ajith Karunarathne’ explica ainda que:

“A toxicidade gerada pela luz azul é universal! Consegue matar qualquer tipo de célula!”

Em paralelo, os investigadores descobriram que uma molécula chamada ‘alpha-tocopherol’ consegue fazer com que estas células não morram! Mas o antioxidante natural não consegue proteger os utilizadores mais velhos que são mais susceptíveis a degeneração macular!

Se quiser proteger os seus olhos, use óculos de sol ou mesmo óculos normais que filtrem radiação UV e luz azul! Similarmente, deve também usar filtros de luz azul nos seus telemóveis e monitores… E talvez a sugestão mais importante, não use dispositivos eletrónicos no escuro!

Fonte