A Intel quer meter os 10nm contra os 7nm da TSMC

Apesar de todos os problemas que a Intel tem tido com o processo de 10nm (e mais recentemente com os 7nm), a fabricante decidiu fazer algumas revelações na semana passada, colocando o holofote em cima do seu novo e renovado processo 10nm SuperFin! Que aparentemente não só resolve muitos dos problemas que a tecnologia de produção trouxe para cima da mesa nos últimos anos, como também significa um afastamento da antiga estratégia de nomenclatura ‘+’! (Uma decisão inteligente! Visto que já ninguém sabe quantos ‘+’ tem o processo de 14nm, servindo hoje em dia mais como um motivo de gozo para muitos entusiastas, do que um motivo de orgulho pelos refinamentos que a fabricante foi capaz de introduzir.)



A Intel quer meter os 10nm contra os 7nm da TSMC

10nm contra os 8nm

Portanto, caso não saiba, os 10nm da Intel chegaram finalmente ao mercado no ano passado. No entanto, foi um lançamento muito silencioso, visto que serviu apenas para dar vida aos produtos mobile Core 10000 (Ice Lake).

Dito isto, parece que em 2020 vamos ver uma nova versão da técnica de produção, que em vez de ser conhecida como 10nm+, irá ter o nome de 10nm SuperFin! Chegando agora ao mercado com o grande objectivo de rivalizar com a eficiência energética dos 7nm da TSMC.

Afinal de contas, no passado, cada refinamento ‘+’ significava um aumento de eficiência de mais ou menos 3~5%. Pois bem, no caso dos 10nm SuperFin, é quase como se estivéssemos a falar de um salto para um processo completamente novo, com um aumento de performance e eficiência significativo. (Contudo, a Intel não falou de números)

Assim, como já dissemos no passado, os 10nm SuperFin têm duas inovações como a chave para o sucesso! O condensador SuperMim que traz uma aumento de 5x na capacidade de armazenamento de energia. E ainda novos transístores FinFET que reduzem a resistência em 30%.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também

pub