Não há dúvidas que o melhor upgrade que se pode fazer a um PC sem gastar muito dinheiro é comprar um SSD. Ao contrário do HDD, o SSD não depende de movimentos mecânicos, pelo que oferece velocidades de leitura e de escrita muito elevados.
Atualmente é possível comprar 120GB de armazenamento em SSD por ~50€

No entanto há um problema. Mover o Windows para o SSD implica uma formatação do PC… até agora.
ATENÇÃO: Antes de avançar, faça um backup do Windows!!!
Antes de fazer o que quer que seja:
- Como foi referido acima, faça um backup do Windows caso algo corra mal.
- Compre o SSD e instale-no no PC.
Transferir o Windows para o SSD:
- Faça o download da aplicação MiniTool Partition Wizard;
- Atenção: Ao passar pelo processo de instalação, desmarque as opções de instalação de programas extras, estes são desnecessários.

- Desfragmente o disco antes de transferir o Windows. Para isso, pode usar o próprio desfragmentador de discos do Windows. Não desfragmente o SSD, pois isto vai reduzir o tempo de vida do mesmo.

- Ao abrir a aplicação, carregue em “MiniTool Partition Wizard Free”;

- De seguida, procure a opção “Migrate OS to SSD/HD”;

- Na nova janela, há duas opções: a primeira, permite transferir o Windows, arquivos e programas. Já a segunda, transfere apenas o Windows. Se tiver dúvidas, recomendamos a segunda opção. No entanto, se tiver a certeza que há espaço suficiente no SSD, sinta-se à vontade para escolher a primeira;

- Selecione o SSD, e clique em “Next”;

- Irá aparecer uma mensagem que o avisará que irá perder todo o conteúdo que for transferido para o SSD. Carregue em “Yes”;

- Nesta tela, selecione a primeira opção. Ela fará com que o sistema “caiba” no SSD. No entanto é possível criar partições personalizadas nas opções de baixo. Clique em “Next”;

- De seguida clique em “Finish” e estará de volta à tela principal do programa. Por fim, utilize a opção “Apply”.

Se a barra de progresso ficar parada por muito tempo e o MiniTool Partition Wizard não apresente progresso durante um dos passos, pode ser necessário desactivar o antivírus.
Se segui os passos correctamente, neste momento todos os arquivos essenciais do Windows já estão armazenados no SSD. Para que a inicialização da sua máquina seja feita pelo mesmo, é necessário configurar a BIOS do PC. Geralmente esta é acessada pela tecla F1 ou Del durante a inicialização do sistema. A opção que requer alterações fica no guia Boot, mas a opção depende do fabricante da sua motherboard.
Últimas configurações:
Como o Windows foi transferido para o SSD, não sendo uma instalação limpa, , é importante activar a opção TRIM, que ajuda a gerir o espaço no disco. Siga estes passos:
- No menu iniciar escreva “cmd”, e com o botão direito do rato seleccione a opção “Executar como administrador”;

- Use o seguinte comando: “fsutil behavior query DisableDeleteNotify”;

- Se o resultado for “0”, salte este passo, caso contrário, use este comando: “fsutil behavior set DisableNotify 0”.

Agora falta apenas certificar-se que o SSD não está configurado para ser desfragmentado automaticamente pois , como foi referido atrás, esta reduz o seu tempo de vida útil. Veja como proceder:
- No menu iniciar, procure por “dfrgui”;

- Ao abrir, clique em “Alterar configurações”;

- Na nova janela, selecione “Escolher”;

- Desmarque o SSD na lista, e clique em “OK > OK > Fechar”.
Se tudo correr bem, o seu PC vai arrancar, carregar os seus ficheiros e aplicações mais rapidamente!

