Certamente já te cruzaste com uma imagem aterradora no teu feed que anuncia um apagão total na Terra para os próximos dias. O conteúdo em causa sugere que um fenómeno designado como anel de fogo se irá formar no céu, mergulhando o planeta numa escuridão profunda. Isto tudo derivado a um eclipse. Mas será que teremos mesmo um apagão global na terra?
Apagão global na terra vai ocorrer na próxima semana
O apresentador Miguel Gonçalves do programa a Última Fronteira na RTP também se deparou com esta publicação e apressou-se a comentar.

Esta informação é totalmente falsa e não passa de uma mentira reciclada que ganha força através do medo.
Uma mentira que regressa todos os anos para te assustar
No entanto, é fundamental que percebas que este tipo de desinformação não é propriamente uma novidade no mundo digital. Na verdade, esta notícia falsa costuma aparecer todos os anos de forma cíclica, aproveitando-se da distração das pessoas. A única diferença relevante desta vez é o momento em que a partilha começou a ganhar tração nas plataformas. Desta forma, convém notar que este boato costuma surgir habitualmente durante os meses de verão, mas este ano decidiu aparecer um pouco mais cedo para confundir os utilizadores.
Além disso, este tipo de publicação utiliza imagens reais de eclipses solares anulares para dar um aspeto credível e científico ao que está a ser dito. Embora o fenómeno astronómico em si seja real e visualmente impressionante, ele nunca tem a capacidade de causar um apagão global. Consequentemente, o pânico gerado por estes títulos sensacionalistas não tem qualquer base científica ou lógica.
Por que motivo caímos nestes boatos de fim do mundo?
Por outro lado, o sucesso desta mentira explica-se facilmente pela forma agressiva como ela é apresentada nos teus ecrãs. O uso de palavras fortes e a promessa de um evento catastrófico iminente fazem com que tu sintas o impulso imediato de avisar os teus amigos e a tua família. Todavia, é precisamente esse gatilho emocional que os criadores de conteúdos falsos utilizam para gerar milhões de visualizações e interações nas suas páginas.
Desta maneira, sempre que vires um título que anuncie o fim da luz solar ou apagões mundiais inesperados, deves desconfiar de imediato. Consequentemente, a melhor forma de agires é ignorares a publicação e procurares fontes oficiais, como agências espaciais ou institutos de astronomia de renome, que nunca confirmariam um cenário tão absurdo.
Mantém o espírito crítico e protege os teus dados
Em suma, o suposto anel de fogo não vai causar nenhum apagão na próxima semana nem em qualquer outra data próxima. Tu podes continuar a planear os teus compromissos com total normalidade, sabendo que o sol continuará a brilhar exatamente como sempre fez. Portanto, da próxima vez que vires algo deste género, lembra-te de que a verdade é sempre muito menos dramática do que aquilo que aparece nos teus grupos de mensagens.






