Alerta WhatsApp: esquema está a limpar contas bancárias em Portugal e Espanha!

Prepara-te, porque o teu smartphone acaba de se tornar o alvo principal de uma das redes de cibercrime mais persistentes da Europa. O que começou como um alerta vermelho da Guardia Civil em Espanha atravessou a fronteira e já está a fazer vítimas em Portugal. Não é um vírus sofisticado, nem um hack complexo: é o regresso do “Golpe 419”, mas agora com um polimento digital que está a enganar até os utilizadores mais atentos. Graças a isto este esquema está a limpar contas bancárias via WhatsApp.

Alerta WhatsApp: esquema está a limpar contas bancárias em Portugal e Espanha!

Se receberes uma mensagem de um advogado ou consultor no WhatsApp, para tudo. Podes estar a um passo de ver a tua conta bancária ser esvaziada.

O Esquema: Como a Herança Milionária te deixa na miséria

Embora o método seja antigo (conhecido como a fraude nigeriana), em 2026 os burlões subiram de nível. Através do WhatsApp, os criminosos contactam-te com uma história perfeitamente escrita em português (ou espanhol, se o alvo for o país vizinho):

Dizem que és o beneficiário de uma herança de milhões de euros de um familiar distante ou que uma pessoa rica, em fase terminal, te escolheu para uma doação de caridade astronómica.

Entretanto para parecerem credíveis, enviam documentos PDF com selos oficiais, timbres de advogados e assinaturas falsificadas que parecem 100% reais.

A Armadilha: Para receberes os milhões, tens apenas de pagar uma pequena taxa de gestão ou um custo de cartório. Assim que pagas os primeiros 200€ ou 500€, eles inventam um novo problema e pedem mais. E mais. Até não sobrar nada na tua conta.

A Vaga Ibérica: O alerta da Guardia Civil

A situação é tão grave que as autoridades em Espanha já classificam este surto como uma das maiores ameaças do ano. A Guardia Civil detetou que estas redes estão a usar Inteligência Artificial para personalizar as mensagens. Já não são textos cheios de erros; são conversas fluidas, persuasivas e adaptadas à tua realidade.

WhatsApp GhostPairing

Em Portugal, as autoridades já estão no encalço destas redes que aproveitam a facilidade do WhatsApp para saltar entre fronteiras. Como os criminosos operam a partir de números virtuais, rastreá-los é um pesadelo logístico.

Porque é que isto está a funcionar agora?

Em 2026, estamos todos habituados a transações digitais rápidas. Os burlões aproveitam essa agilidade para te pressionarem: “Tem apenas 24 horas para reclamar a herança ou o dinheiro reverte para o Estado”. Sob pressão, o cérebro humano ignora os sinais de alerta e foca-se na recompensa.

Regras de Sobrevivência para o teu WhatsApp:

Desconfia do Grátis: Milhões de euros não caem do céu por mensagem. Se parece bom demais para ser verdade, é burla.

Nunca pagues para receber: Nenhuma entidade legítima ou advogado te pede dinheiro por antecipação através do WhatsApp para te entregar um prémio ou herança.

Bloqueio Imediato: Recebeste a mensagem? Não respondas. Bloqueia o número e reporta o utilizador ao WhatsApp.

Partilha com a Família: Este golpe ataca preferencialmente pessoas com menos literacia digital. Avisa os teus pais e avós hoje mesmo.

Entretanto já foste contactado por algum advogado misterioso no WhatsApp? Conta-nos a tua experiência nos comentários e ajuda a alertar a comunidade da Leak antes que mais alguém caia na rede!

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Em destaque

Leia também