Se porventura andas muito de carro, autocarro, etc… Lanço um desafio para o teu dia de hoje ou amanhã. Vai com atenção aos outros carros, e conta o número de condutores, nos carros em movimento ou parados no trânsito, que estão a olhar para o telemóvel.
Infelizmente, se andas por Lisboa, Porto, ou uma qualquer outra cidade com um número considerável de carros, vais ficar surpreendido com o número. Pode até ser assustador.
Carro + Smartphone? A tecnologia faz horas extra!

Por vezes penso, especialmente depois de sair de uma apresentação de um novo automóvel, em como é possível ainda existir tanta sinistralidade em Portugal, e de facto, em todo o mundo. Temos tanta (e boa) tecnologia a trabalhar para nós, mas, mesmo assim, passam os anos, e continuam ficam tantas pessoas nas estradas.
Pois… Infelizmente neste contexto, o smartphone é um problema.
Este dispositivo transformou-se no aparelho mais importante das nossas vidas, e como tal, há muito boa gente que não consegue passar muito tempo sem olhar para o seu ecrã, para perceber se está a perder alguma coisa. Por vezes é só vício, mas isso não interessa. O perigo é sempre o mesmo.
Sim, nos dias que correm, já apanhei condutores a ver TikTok, a ver vídeos no YouTube, e até a ver episódios de séries ou até filmes. Aliás, até condutores de autocarros… Já vi de tudo. É a realidade atual. Assustadora, mas verdadeira.
É exatamente por isso que as ADAS, ou seja, as ajudas à condução, já andam a tentar contrariar o uso do smartphone. Onde conseguem, claro.
Basta olhar para algumas das tecnologias mais interessantes, e com mais impacto no nosso dia-a-dia. Como é o Lane Assist, que tenta manter o automóvel dentro das linhas da faixa de rodagem. Sim, foi originalmente pensado para condutores a cair de cansaço, ou demasiado distraídos. Mas, hoje em dia, também serve para manter os TikTokers na linha.
Depois temos uma outra tecnologia também ela muito interessante, que é o aviso sonoro e vibratório de que trânsito voltou a arrancar. Uma tecnologia que, diguem o que disserem, teve de ser inventada para aquelas pessoas que chegam a sinal vermelho, e vão imediatamente olhar para o telemóvel. E que claro, se esquecem que estão a conduzir, e ficam especadas no meio da estrada.
Isto pode parecer que não, mas o smartphone é hoje em dia um dos maiores inimigos para quem anda na estrada, ou simplesmente decide sair de casa. É que já nem sequer estou a falar apenas de quem anda a conduzir. Estou também a falar de peões, de crianças a andar de bicicleta ou trotinete, etc…
A tecnologia anda a trabalhar, a fazer horas extra, para nos manter todos a salvo. Mas nós continuamos a ser uns irresponsáveis de meia tijela. É assim tão necessário estar sempre a olhar para o telemóvel? Especialmente nos tempos que correm, em que temos Android Auto e Apple CarPlay?

