Outra fabricante a dizer adeus aos smartphones?

A notícia não aparece propriamente como um choque, mas, depois de tanta insistência, deixa muita gente a coçar a cabeça. Ou seja, a ASUS não está a planear lançar novos smartphones ao longo de 2026. A informação vem de canais ligados à distribuição e telecomunicações, e terá sido comunicada diretamente pela própria marca.

Importa desde já dizer que isto não significa o fim imediato da ASUS no mundo dos smartphones. Mas é, sem dúvida, um travão na aposta.

Um abrandamento que não começou agora.

A ASUS nunca foi uma gigante no mundo mobile. Esta é a mais pura das verdades. Mas… Ainda assim, manteve presença regular com duas linhas bem definidas. A gama Zenfone, mais generalista, e a ROG Phone, focada no gaming.

Dito isto, em ambas as gamas, foi capaz de fazer coisas bem interessantes. Como foi o exemplo dos modelos Flip, que aproveitaram o mesmo exato módulo de câmaras para tudo e mais alguma coisa, o que por sua vez também resultou num ecrã sem furos para câmaras frontais.

O problema é que essa presença foi ficando cada vez mais tímida.

Em 2025, a marca lançou apenas dois equipamentos. O Zenfone 12 Ultra e a série ROG Phone 9. Além disso, a identidade começou a desaparecer. O Zenfone, que durante anos foi conhecido pelo formato compacto, acabou por seguir o caminho fácil dos ecrãs grandes, ficando demasiado parecido com os ROG.

Aliás, é inegável que a ASUS aproveitou todo o trabalho feito no ROG Phone, para depois poupar alguns trocos no Zenfone.

Eu percebo, mas foi estranho.

Pausa nos lançamentos, não no suporte

(análise) asus rog phone 9 pro - está a melhorar! rascunho

Segundo o “leak”, a ASUS informou os parceiros de que não haverá novos smartphones Android em 2026. No entanto, fez questão de sublinhar que o suporte continua intacto.

Manutenção, atualizações de software e garantias mantêm-se para todos os modelos existentes. Quem comprou um Zenfone ou um ROG Phone não vai ficar pendurado.

Isto surge depois de alguns distribuidores em Taiwan terem dado conta de dificuldades em encomendar novos equipamentos, o que alimentou rumores de um abandono total do mercado já no final de 2025. A posição oficial da ASUS tenta travar esse alarmismo.

Porquê agora?

É muito provável que a ASUS queira fazer uma pausa, porque o custo dos componentes anda a aumentar de uma forma absurda. Especialmente no lado da memória RAM. Por isso, andar a lutar num mercado extremamente difícil, com valores ainda mais absurdos… Se calhar não faz grande sentido.

Não é um adeus, mas também não é um bom sinal

A própria ASUS terá referido que as operações ligadas a smartphones continuam ativas, deixando a porta aberta a um eventual regresso. Mas convém ser realista. O contexto não ajuda.

A ASUS até já tentou reinventar o negócio dos smartphones em 2018, apostando no segmento premium e no gaming. Em 2026, parece estar a admitir que nem isso chega para justificar novos lançamentos.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Em destaque

Leia também