Ford vai buscar o Fiesta elétrico à Renault. Sim, leste bem. A base vai ser a do Renault 5.
Feliz ou infelizmente, e isto é algo que eu entendo, mas detesto no mercado automóvel atual… Os tempos em que cada marca fazia tudo sozinha já lá vão. Hoje em dia, quem quer sobreviver no mercado europeu dos elétricos tem de jogar em equipa, mesmo que isso signifique ir bater à porta de um rival direto.
É exatamente isso que a Ford vai fazer com a Renault

Segundo fontes com conhecimentos dos corredores da indústria, a marca americana fechou um acordo com a Renault para usar a plataforma AmpR Small, a mesma que dá vida ao Renault 5, ao Renault 4 elétrico e até ao já anunciado Twingo.
O resultado? O novo Fiesta EV vai chegar ao mercado com um profundo cheiro Francês.
A Ford precisa de elétricos. E precisa deles rápido
Isto tipo de parceria não é novidade, e até já teve alguns sucessos.

É o que as marcas fazem quando precisam de algo bom, e precisam de esse algo bom rapidamente. Para a Ford, tem de ser mesmo muito rápido, porque a Ford perdeu relevância na Europa, especialmente no segmento dos compactos, e precisa desesperadamente de voltar a ter propostas fortes e competitivas.
Dito tudo isto, desenvolver uma plataforma elétrica de raiz custa tempo e dinheiro. Coisas que, neste momento, não abundam.
O que a Renault mete em cima da mesa?
A Renault vai fornecer à Ford não só a plataforma, mas tudo o que realmente importa num elétrico moderno. Software, motores, baterias e sistemas de gestão elétrica. Basicamente… Tudo.
Fiesta EV em 2028. E não vem sozinho
Porém, o rápido não é imediato. O Fiesta EV só deverá chegar ao mercado em 2028. O que é de facto muito estranho, porque nessa altura o Renault 5 já deverá ter 4 anos de mercado.
Ainda assim, além do Fiesta, a Ford quer também lançar um Puma EV tendo como base a mesma exata tecnologia.
É uma cópia descarada?
A Ford garante que não se trata de um simples rebranding. O Fiesta elétrico terá design próprio, linguagem estética da marca e uma afinação de condução “à Ford”.
Mas… Ambos os modelos vão ser produzidos em França, na fábrica da Renault em Douai, integrada no complexo ElectriCity.

