A Google, depois de algum tempo em que teve de andar a correr atrás da concorrência, tem agora uma suíte de Inteligência Artificial de meter inveja a muitas empresas do mercado, muitas delas apenas e só focadas na IA.
É o chatbot com respostas cada vez melhores, são as imagens cada vez mais reais com o Nano Banana, os vídeos com o Veo3, etc… Está tudo num nível altíssimo.
Porém, ainda falta o mais difícil, que é meter as pessoas a usar IA para as tarefas mais mundanas do dia-a-dia. Foi exatamente por isso que a Google Portugal convidou vários jornalistas Portugueses para um jantar de Natal com apoio da IA do Gemini.
A ideia? Jornalistas a cozinhar com o Gemini na mão. Resultados? Os esperados!
Cozinhar com a ajuda da Inteligência Artificial? Já o fizemos!

A ideia passou obviamente por promover um bom jantar a todos os envolvidos, de forma a fechar o ano de 2025 em altas. Mas, também foi preciso alguma concentração, e até alguma habilidade… Algo que muito honestamente não houve em grandes quantidades no jantar de ontem.
Afinal de contas, a IA pode ajudar em muita coisa, mas não te vai meter comida feita à frente. Vais ter de usar as tuas mãozinhas.
Dito tudo isto, a Google falou com a Tia Cátia do 24Kitchen para ser possível fazer uma espécie de workshop, em que várias equipas teriam de cozinhar o jantar de Natal para todos.
A ideia era juntar o humano à tecnologia, para tentar facilitar aquilo que muitos acham ser um bicho de 7 cabeças.
Pois bem, foi preciso escolher a receita, escolher os ingredientes e quantidades certas, e claro, depois meter as mãos à obra. Como seria de esperar, a parte da receita, ingredientes e como os misturar, foi tudo obra do Gemini. E de facto, a coisa correu bem neste aspeto.
Apenas foi preciso criar um “prompt” de qualidade, para que a IA perceba o que tem de fazer. Sim, no mundo da IA, o prompt, ou seja, o pedido que fazes, ainda tem uma importância extrema. É aqui que tens de ter muita atenção.

Correu mesmo bem? Correu como seria de esperar.
Afinal, meter 16 jornalistas a cozinhar, com vinho à mistura, iria resultar sempre em caos. Mas, a realidade é que com alguma ajuda do Gemini, e da equipa da Tia Cátia, a coisa fez-se. Ninguém passou fome.
O Gemini mudou o jogo?
É obviamente bom apontar o Gemini a uma estante, perguntar o que podes fazer para o jantar, e ele rapidamente aparece com 3 ou 4 sugestões simples, ou mais complexas se quiseres provar alguma coisa a alguém no Natal aí por tua causa.
Sugestões que fazem sentido, e são explicadas passo a passo sem grandes dramas.

As imagens em cima são do prato que ajudei a fazer. Não correu mal pois não?
Dito tudo isto, óbvio que é bom ter ali um “co-piloto” que te vai estar sempre a dar apoio em qualquer dúvida. Mas, ainda vais ter de que trabalhar, vais ter de meter a carne na frigideira, vais ter que meter as batatas a fritar, ou vais ter de mexer o puré de castanha.
No final do dia, o trabalho prático é todo teu. Mas, isso também significa que os louros (se correr bem) também vão ser teus.
A IA anda aí, já começa a aparecer em todo o lado, mas a estrela da festa continuas a ser tu. Esperemos que contine assim durante muito tempo, porque é assim que eu prefiro. Ajuda? Sim. Mas eu quero-me mexer.

