Adeus Dynamic Island? Ao que tudo indica, o iPhone 18 Pro prepara a maior mudança visual em anos.
Depois da mudança na traseira, tudo indica que a Apple pode finalmente estar pronta para mexer a sério no design do iPhone. Ou seja, no design daquilo que está quase sempre à frente dos nossos olhos… O ecrã.
Isto porque, segundo novas informações, o iPhone 18 Pro e o iPhone 18 Pro Max vão mesmo dizer adeus à Dynamic Island tal como a conhecemos.
Dynamic Island vai desaparecer. A câmara fica num simples furo!
Não é a primeira vez que se ouve falar sobre isto, mas ao que tudo indica a Apple planeia mesmo eliminar o recorte em forma de comprimido nos modelos Pro da linha iPhone 18.
Em vez disso, a câmara frontal passa para um simples furo no canto superior esquerdo do ecrã. O que de facto, vai fazer com que o iPhone fique muito parecido a um smartphone Android, especialmente alguns modelos do passado. Mas, o Face ID vai continuar bem vivo!
Na prática, o ecrã fica muito mais limpo. Menos distrações, mais área útil, e um visual mais próximo daquilo que a Apple sempre prometeu quando falou num iPhone “todo ecrã”.
Mas… não esperes uma revolução total
Apesar desta alteração importante na parte frontal, o resto do iPhone 18 Pro deverá ser muito parecido com o iPhone 17 Pro. Mesmos tamanhos de ecrã, 6.3 polegadas no Pro e 6.9 polegadas no Pro Max, e um design geral já bem conhecido.
Ou seja, a Apple muda onde interessa mais, mas não vira a mesa toda de uma vez.
Botões tácteis podem estar de saída
Outro detalhe curioso prende-se com os botões. A Apple poderá remover a camada capacitiva e o feedback háptico do botão de controlo da câmara, mantendo apenas um sistema baseado em pressão.
Isto vai ao encontro de rumores antigos que apontam para um recuo parcial na ideia dos botões “sem clique”, depois de vários problemas internos e adiamentos.
Ainda não é claro se esta mudança afeta apenas o iPhone 18 base ou também os modelos Pro.
E o iPhone 17e? Finalmente com carregamento sem fios
Do lado mais acessível da gama, o iPhone 17e também traz uma novidade aguardada há demasiado tempo. Carregamento sem fios magnético.
É algo que nunca fez sentido ficar de fora do primeiro “e”, e que de facto demonstra uma Apple pronta a ouvir os consumidores.
Ainda assim, este modelo deverá usar o modem C1, sem o chip de rede N1, mantendo custos controlados.
A Apple mexe porque precisa?
A Dynamic Island foi um truque inteligente quando apareceu. Mas rapidamente perdeu impacto. Hoje já não impressiona, não diferencia, e ocupa espaço.
Em suma, se estes rumores se confirmarem, o iPhone 18 Pro pode marcar o início de uma nova fase no design do iPhone. Não é uma revolução completa, mas é a mudança certa no sítio certo.
