Ontem foi dia de experimentar o novo Clio da Renault, a sexta geração de um carro que é um ícone neste pequeno pedaço de terra à beira mar plantado. Mas, uma das coisas que mais chamou a atenção nem foi o design que mudou por completo o automóvel.
Foram as motorizações!
Afinal de contas, o novo Clio chega ao mercado sem versão Diesel, e ao que tudo indica, em regiões como a nossa, com uma grande aposta no GPL.
Sim, a geração anterior do Clio confirmou aquilo que muitos especialistas já acreditavam… O GPL tem tudo para correr bem, e pode até ser o sucessor espiritual ao gasóleo.
Crescimento do GPL em Portugal é incrível e faz todo o sentido!

O GPL sempre foi uma coisa estranha ao longo dos anos 2000 em Portugal. Tinhas de andar com um autocolante gigante, eras limitado em vários aspetos como era o caso do estacionamento, e existia sempre um medo generalizado face às muitas notícias que iam chegando ao público.
Algo normal, porque em Portugal, a grande maioria das adaptações eram feitas em oficinas, muitas delas sem grande… Jeito para a coisa.
Porém, hoje em dia, os carros a GPL são diferentes, porque são as próprias fabricantes a apostar na motorização. Podes ir a um stand, e comprar um carro bi-fuel de série, com toda a segurança, garantia, etc… Além disso, a era dos autocolantes e limitações acabou.
Um carro a GPL é, hoje em dia, um carro normal.
A diferença é que é mais barato na altura da aquisição, é muito mais barato no dia-a-dia porque o combustível está entre os 0.80 e 0.90€ por litro, e a manutenção não difere muito das versões a gasolina.
É por isso que os grandes fãs do gasóleo se estão a virar para este tipo de motorização. Sim, é certo que a potência não é a mesma, o consumo também não, mas… Quando queres um carro para ser poupado, é uma alternativa a ter em conta sem qualquer dúvida.
O Clio é um exemplo!

O novo Clio vem com uma nova motorização EcoG (GPL) porque o modelo anterior provou que isto faz todo o sentido em vários mercados.
Aliás, o novo Clio GPL vem com claras melhorias, ao trazer mais potência, uma caixa automática EDC, e finalmente um depósito francamente maior (passa de 32L para 50L), o que torna a proposta ainda mais apetecível.

Eu próprio testei o Clio GPL da geração passada, e fiquei completamente apaixonado. Atestar um depósito por 20€? Foi como voltar aos tempos de faculdade, em que metia 5€ ou 10€ no meu velhino VW Polo a gasóleo.
O tempo pode mesmo voltar atrás. Com algumas… Adaptações.
