Ninguém quer o maior sensor de 200 MP para smartphones?

Sony tem novo sensor de 200 MP gigante. Mas, por várias razões, quase ninguém o vai usar nos seus smartphones. É para os especiais?

Ou seja, a Sony apresentou o novo LYTIA LYT-901, um sensor de 200 MP para smartphones com um detalhe importante: o tamanho. Estamos a falar de um sensor de 1/1.12″, que, segundo alguns leakers e especialistas, é o maior sensor de 200 MP alguma vez usado num smartphone.

Na prática, isto significa mais área para captar luz, melhor detalhe, melhor comportamento em baixa luminosidade e mais margem para fazer zoom por recorte no próprio sensor, sem depender tanto de truques de software.

Alguns pontos chave deste LYT-901:

  • 200 MP com pixels de 0.7 µm
  • possibilidade de zoom até 4x só com crop no sensor
  • processamento assistido por IA para melhorar detalhe e vídeo

Ou seja, isto é Sony no seu melhor! Hardware a sério, por sua vez afinado para servir as marcas que mais apostam na fotografia mobile.

Quem vai aproveitar este monstro da Sony?

Pelo que já se sabe nos bastidores, quem se chega primeiro à frente não é Samsung nem Apple. São, mais uma vez, as marcas chinesas que não têm medo de apostar na tecnologia mais recente do mercado.

Ora alguns exemplos:

  • Vivo X300 Ultra
  • Oppo Find X9 Ultra

Ambos os modelos devem chegar com este novo sensor de 200 MP, posicionados como rivais diretos dos iPhone 17 Pro / iPhone 18 Pro e dos Galaxy S Ultra no lado Android.

Há também rumores de que Xiaomi e Honor podem vir a usar este sensor em futuros topos de gama, embora ainda não haja modelos específicos confirmados. Algo como um futuro Xiaomi 17 Ultra seria o candidato natural, mas, para já, é apenas especulação.

Samsung e Apple? Claro que não.

Segundo as fugas de informação, a Samsung não deve tocar neste LYT-901 tão cedo. A marca continua a apostar nos seus próprios sensores ISOCELL para os Galaxy S Ultra, o que significa que este “maior sensor de 200 MP do mundo” não deve chegar nem ao Galaxy S26 Ultra, nem ao Galaxy S27 Ultra.

Do lado da Apple, a história é a do costume. A Apple continua a preferir sensores com menos megapíxeis, mas com foco em processamento e consistência. A marca não parece minimamente interessada em entrar na guerra do “quanto mais MP melhor”.

O que é que isto muda para ti?

Na prática, este LYT-901 reforça uma tendência que já andamos a ver há algum tempo.
Ou seja, os melhores smartphones para fotografia pura e dura vêm, cada vez mais, da China. Além disso, a Sony continua a ser a “fábrica” de sensores premium para quem quiser pagar a fatura.

Por sua vez, a Samsung e Apple jogam mais na consistência e no ecossistema, menos no número que brilha no papel

Mas, como sempre, não é só o sensor que conta. A diferença vai estar no processamento de imagem, na afinação de cor e na forma como cada marca usa a tal IA integrada no sensor.

 

🔥 Este artigo foi útil?


Sê o primeiro a votar 🙂

Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!

A ferver

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Em destaque