A consola que é um PC quer bater 70% dos PCs “normais”!

Depois do sucesso da Steam Deck, a Valve voltou a tentar fazer algo de diferente e interessante no mundo do hardware. Mas, apesar de ainda ser cedo para perceber o sucesso, parece que acertou.

Ou seja, a nova Steam Machine, revelada ao lado das outras novidades de hardware da marca, está a gerar um entusiasmo que a tentativa de há 10 anos nunca chegou sequer a tocar. Porquê esta diferença? Bem, há uma razão simples para isso… A Valve já provou que sabe fazer hardware a sério.

Mas o mais curioso é isto…

Segundo Yazan Aldehayyat, engenheiro de hardware da Valve, a Steam Machine oferece performance igual ou superior a 70% dos PCs que aparecem no Steam Hardware Survey. Ou seja, supera a maioria dos computadores que os jogadores usam em casa, e isso é de facto muito importante.

Não é um PC gaming. É uma consola que com um coração de PC Gaming.

steam machine

A ideia é simples: ligas à TV, tens o SteamOS otimizado para o formato, com o comando na mão, não mexes em definições, não perdes tempo a fazer troubleshooting. E… funciona. Ou seja, uma consola.

Performance ao nível de uma consola real

Com base nos detalhes já revelados, a Steam Machine deve posicionar-se entre uma Xbox Series S e uma PS5. Não é um monstro, não é uma máquina para ray tracing ultra.

Mas para 70% dos jogos mais populares? Chega. E sobra.

Antes de mais nada, a Valve quis atingir dois objetivos:

  1. Descomplicar a vida ao jogador que só quer ligar e jogar
  2. Lançar um produto acessível, sem cair nos preços loucos do mercado atual

O resultado foi esta “consola que é um PC”, pronta para correr qualquer jogo da tua biblioteca sem dramas e sem a vibração de um desktop cheio de RGB e ventoinhas.

Falta o preço… e aí é que se decide o futuro!

A Steam Machine chega no início de 2026, e tudo vai depender do valor a que a Valve a coloca no mercado. Porque… Ainda não fazemos ideia do preço oficial desta consola, ou de todas as suas versões.

Acredito que, a 500€, tem tudo para ser um sucesso. Afinal, a performance promete, o formato consola também, e a ideia de ter acesso à tua biblioteca inteira no sofá, de comando na mão, continua a ser um sonho para muita gente.

É que aqui não nos podemos esquecer que… Temos acesso a todos os jogos para PC, jogos Xbox, e claro, muitos dos jogos mais importantes do ecossistema Sony PlayStation. Isto pode mudar tudo.

🔥 Este artigo foi útil?


Sê o primeiro a votar 🙂

Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!

A ferver

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Em destaque