Galaxy S26 Ultra tem de usar Snapdragon… Há consequências!

Ao contrário daquilo que muitos rumores disseram, e muito provavelmente a Samsung desejaria, o Snapdragon 8 Elite Gen 5 vai dominar a série Galaxy S26. Curioso, porque nada disto é por escolha da Samsung. É porque tem mesmo de ser.

Ou seja, segundo novos rumores, a Samsung pode enfrentar consequências sérias se tentar fugir do acordo que tem com a Qualcomm. Isto significa que há contratos assinados, e como tal, o Galaxy S26 Ultra vai usar o Snapdragon em todos os mercados, ponto final.

A Samsung queria usar Exynos. Mas não pode. E sabe que não pode.

exynos, s22

Se a Samsung pudesse, enchia a gama S26 de Exynos 2600 para poupar milhares de milhões em custos de produção. Afinal de contas, chips feitos “em casa” são sempre mais baratos, e ao que tudo indica, o novo SoC da Samsung é um regresso à forma.

Só para ter ideia, em 2023 gastou 9 mil milhões de dólares só em chipsets da Qualcomm. Ah… e o Snapdragon 8 Elite Gen 5 custa cerca de 280 dólares por unidade.

Mas duas coisas impedem esta ambição:

  1. Um acordo com a Qualcomm que ainda vigora.
  2. A má taxa de produção (yields) do Exynos 2600.

Ou seja, mesmo que quisesse usar o seu próprio chip, não consegue produzir o suficiente… e mesmo que conseguisse, não pode quebrar o contrato sem pagar uma multa gigante.

Qualcomm não está a brincar

De acordo com uma troca privada que circulou no X, se a Samsung tentasse lançar o S26 Ultra com Exynos, estaria automaticamente a violar os termos da parceria. A penalização seria tão grande que ficaria mais cara do que comprar os Snapdragon.

Isto diz muito sobre como a Qualcomm opera o seu negócio. Sabe usar os seus contratos para manter fabricantes presos ao ecossistema Snapdragon. Aliás, não é por acaso que a Apple só vai conseguir escapar em 2027, quando terminar finalmente o acordo de licenciamento dos modems.

Como é feita a divisão?

Para ajudar à festa, apesar da performance, a Samsung não consegue produzir o novo Exynos 2600 em grandes quantidades. Por isso, os modelos S26 e S26+ ainda vão receber Exynos em alguns mercados. Mas o Ultra? Esquece. Só Snapdragon.

Conclusão

O Galaxy S26 Ultra vai usar o Snapdragon 8 Elite Gen 5 globalmente, não porque a Samsung acha que é a melhor opção… mas porque não tem escolha.

🔥 Este artigo foi útil?


Sê o primeiro a votar 🙂

Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!

A ferver

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Em destaque