A Toyota continua focada (e bem) nos híbridos. Sim, o mercado está lentamente a dar a mão aos 100% elétricos, mas isso não é o suficiente para as grandes marcas. Por isso, a gigante Japonesa continua a avançar com o seu plano de eletrificação, ainda que sem abandonar os híbridos que fizeram a marca famosa.
É exatamente por isso que o bZ4X 2026 chega agora com melhorias importantes em autonomia, desempenho, eficiência e espaço, tornando-se uma proposta mais madura e competitiva no segmento dos SUV elétricos.
Mais potência e duas opções de bateria
A base técnica continua a ser a mesma, e de facto, no lado do design, também não mudou nada por aí além. Mas, onde realmente interessa, a Toyota introduziu motores elétricos mais eficientes e inversores de carboneto de silício, mais leves e potentes.
Ou seja, pela primeira vez, o bZ4X oferece duas opções de bateria:
- 57.7 kWh – tração dianteira, 167 cv, 140 km/h, até 442 km de autonomia.
- 73.1 kWh (tração dianteira) – 224 cv, 160 km/h, até 569 km de autonomia.
- 73.1 kWh (tração integral) – 343 cv, 160 km/h, até 506 km de autonomia.
Desta forma, e com estes números, o bZ4X posiciona-se melhor face à concorrência e passa a ter uma oferta mais equilibrada, com versões pensadas tanto para o dia-a-dia urbano como para quem quer mais potência e tração integral.
Carregamento mais rápido e eficiente!
O carregamento também foi revisto. As versões intermédias passam a suportar carregamento AC até 22 kW, o que reduz o tempo de carregamento para metade entre 10% e 100%.

Por sua vez, o carregamento rápido DC mantém-se nos 150 kW, o que permite repor 80% da bateria em cerca de 30 minutos.
Mas, vale a pena salientar que a Toyota melhorou o sistema de pré-condicionamento térmico, essencial para otimizar o carregamento em climas frios, e introduziu quatro níveis de recuperação de energia que agora podem ser controlados pelas patilhas atrás do volante.
Interior mais funcional, mas ainda muito… Japonês!
No interior, o ecrã tátil de 14” passa a ser de série, substituindo o antigo de 12.3”.
A consola central foi rebaixada em 10 cm, libertando espaço e tornando o habitáculo mais arejado. Há espaço para dois telemóveis com carregamento sem fios, e a posição de condução é mais natural do que antes.
Ainda assim, a Toyota mantém algumas decisões questionáveis, como a ausência de porta-luvas e o uso excessivo de plásticos duros em algumas zonas. Os bancos são confortáveis, mas o apoio lateral é limitado e o assento podia ser um pouco mais longo.
Entretanto, na parte traseira, o espaço é excelente, com muito lugar para as pernas e altura generosa para passageiros até 1.90 m. O piso plano ajuda a acomodar três adultos, embora a bagageira de 452 litros (na versão SUV) continue aquém dos principais concorrentes.
Preço e disponibilidade
A Toyota ainda não revelou as datas exatas de lançamento, mas confirmou que o modelo chega à Europa no final de 2025.
O modelo atual começa nos 47 440 euros em Portugal, e com a introdução da bateria mais pequena (57.7 kWh), é provável que o preço de entrada baixe ligeiramente, tornando o bZ4X num automóvel 100% elétrico um pouco mais acessível.
🔥 Este artigo foi útil?
Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!



