A AMD acaba de atualizar oficialmente o seu plano de processadores, confirmando as próximas gerações Zen 6 e Zen 7, que vão dar continuidade às famílias Ryzen e EPYC. As novidades foram reveladas durante o Financial Analyst Day 2025, e apontam para um futuro onde o desempenho e a inteligência artificial caminham lado a lado.
Zen 6: a próxima geração chega já em 2026!
Como alguns rumores apontavam, a arquitetura Zen 6 será produzido no processo de 2 nm da TSMC, o que representa um salto técnico enorme face à geração atual. Além disso, a AMD confirmou duas variantes: Zen 6 (focada em desempenho bruto) e Zen 6C (otimizada para eficiência energética).
De acordo com o CTO da AMD, Mark Papermaster, esta nova arquitetura vai trazer maior IPC (instruções por ciclo), melhor eficiência global e suporte expandido para workloads de IA, graças à introdução de novos pipelines dedicados a dados de inteligência artificial.
O Zen 6 vai chegar a múltiplas plataformas, incluindo os EPYC “Venice”, Ryzen Desktop “Olympic Ridge” e Ryzen Mobile “Medusa Point”, cobrindo desde servidores a portáteis ultrafinos.
Zen 7: o próximo salto rumo à IA integrada
A seguir vem o Zen 7, que já está listado pela AMD como um design “Next-Generation” num “Future Node” ainda não revelado. Ou seja, os 2nm vão ser usados apenas dentro de uma geração.
Esta arquitetura será a primeira da empresa a incluir um motor matricial dedicado e suporte alargado a novos formatos de dados de IA. Reforçando assim a aposta na integração nativa de inteligência artificial diretamente nos núcleos de CPU.
Embora a AMD não tenha confirmado a data exata nem o processo de fabrico… Tudo indica que o Zen 7 chegará por volta de 2027, estreando nos EPYC “Verano”.
O foco está claro: IA e eficiência!
A AMD está a preparar-se para uma nova era em que os processadores não serão apenas rápidos, mas também inteligentes. Com o Zen 6 a abrir caminho para maior eficiência e o Zen 7 a aprofundar a integração da IA. Tudo indica que a marca não pretende ficar para trás face à Intel e à Apple. Que claro, também estão a apostar forte nesta direção.
Em suma, o futuro dos processadores AMD promete ser tanto sobre desempenho… Como também sobre inteligência.
🔥 Este artigo foi útil?
Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!


