É provável que tenhas cabos HDMI espalhados por casa, a ligar a TV, a consola, o PC… O problema é que nestes cabos muitas vezes esquecemos a idade e estado. E, sem dares conta, podes estar a usar uma ligação obsoleta nos teus aparelhos modernos. Não estou a dizer para correres a trocar tudo, mas talvez devas pensar em substituir alguns cabos, dependendo do que estiveres a sentir. Nem sempre é óbvio que o cabo é o culpado; podes estar a culpar o monitor ou a placa gráfica. Mas a verdade é que no caso do computador um cabo HDMI, mesmo um simples, é barato. Portanto, deve ser a primeira coisa que verificas quando surgem problemas. Basta saberes o que procurar e se for caso disso trocar o cabo HDMI.
1. Não Atinges a resolução ou a taxa de atualização correta
Os teus dispositivos modernos exigem mais largura de banda do que os cabos antigos conseguem fornecer. Pensa num monitor 4K a 240 Hz: mesmo que o teu computador e o monitor consigam lidar com essa velocidade e resolução, o cabo pode não deixar.
Os cabos HDMI vêm em diferentes versões. Se o teu cabo for mais antigo do que a versão 2.0, é provável que ele não consiga suportar, em simultâneo, resoluções elevadas (como 4K) e taxas de atualização altas.
Se não compras cabos novos há muito tempo, ou se tens uns antigos misturados, é bom verificares. Podes estar a perder uma experiência de visualização muito melhor por causa de uma limitação técnica no cabo.
2. Aparecem falhas visuais (Flickering, Distorção)
À medida que as placas gráficas enviam visuais mais complexos, o cabo HDMI tem de aguentar o ritmo. Se o cabo estiver fisicamente danificado ou houver alguma incompatibilidade de hardware, ele pode não conseguir acompanhar.
Isto manifesta-se tipicamente em:
- Linhas a piscar (flickering)
- Imagens distorcidas ou artefactos
É comum que estes problemas apareçam mais em videojogos. O mais irónico é que, se gravares o ecrã, as falhas podem nem aparecer na gravação! Isso é um sinal claro de que o problema está no cabo, e não no teu setup.
Se andas a ligar e desligar os displays muitas vezes, este é um problema comum. Às vezes, é só uma ligação solta, mas se o problema persistir, troca o cabo.
3. Sentes lentidão ou lag na resposta
Em casos mais raros, cabos de má qualidade ou avariados podem causar problemas de latência. O sinal HDMI tenta chegar o mais rápido possível, mas pode ficar para trás.
Isto pode causar:
- Rato a mover-se com atraso em relação à tua mão.
- Áudio dessincronizado em filmes.
Se estás a sentir este tipo de atraso e nem tecnologias especializadas como o Nvidia Reflex te ajudam, tens de olhar para a ligação. Podes não notar muito se só vês filmes na TV, mas essa responsividade extra faz toda a diferença na experiência.
4. Ouvem-se problemas de áudio
Não te esqueças: o HDMI transmite som e imagem. Se usas a TV, a consola ou um monitor com colunas, problemas de áudio podem ser o primeiro sinal de falha do cabo.
- Atraso no áudio da TV vindo de um Blu-ray ou consola.
- Qualidade de som fraca nas colunas do monitor.
Isto é um excelente indicador. Se uma das principais funções (o áudio) está com problemas, é provável que não demore muito até as falhas visuais aparecerem também. Se um cabo está a falhar, é melhor substituí-lo antes que te deixe a “ver navios” (literalmente).
5. O cabo está fissurado ou a aquecer demasiado
Isto devia ser óbvio: cabos com cortes, fissuras ou dobras extremas não são fiáveis e devem ser substituídos imediatamente.
Mas há outro perigo: o sobreaquecimento. Se sentes que o cabo está demasiado quente ao toque, pode ser sinal de que está a forçar a temperatura do sistema, ou, no pior dos cenários, há risco de incêndio.
O sobreaquecimento também pode indicar que estás a usar um cabo falsificado ou bootleg. Estes são super baratos na construção e não duram tanto quanto os de marcas reconhecidas. Podes querer poupar uns trocos, mas, a longo prazo, vais querer um cabo fiável que dure anos.
🔥 Este artigo foi útil?
Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!



