Dois sinais quase iguais? O erro que dá multa (e como evitar)

Azul obriga, vermelho proíbe. Quando memorizas esta regra simples, deixas de cair na maior parte das multas causadas por confusão de sinais. Em cidade, basta um segundo a olhar para o GPS para trocar uma seta azul (obrigação) por uma seta em círculo branco com bordo vermelho (proibição). O resultado pode ser coima, perda de pontos e muita frustração. Vamos pôr ordem nisto com exemplos reais e um método fácil de leitura. Assim cuidado com estes sinais quase iguais.

Como ler os sinais quase iguais sem falhar

Olha primeiro para a cor e a forma; só depois para o desenho. Os sinais circulares azuis dizem-te o que tens de fazer. Os circulares brancos com bordo vermelho dizem-te o que não podes fazer. As bandas diagonais pretas costumam indicar fim de uma regra.

Os 5 pares que mais enganam

1) Obrigatório virar à esquerda vs Proibido virar à esquerda

O primeiro é um círculo azul com seta: tens mesmo de virar. Entretanto o segundo é um círculo branco com bordo vermelho: não podes virar. Em avenidas com várias vias e marcas no pavimento, a pressa faz-nos seguir a seta pintada no chão e ignorar o disco… e é aí que nasce a multa. Pára meio segundo, identifica a cor e só depois decide a manobra.

2) Proibido estacionar vs Proibido parar e estacionar

No disco azul com um traço vermelho, estacionar é proibido, mas parar para largar alguém, sem sair do volante e por instantes, ainda é permitido. Entretanto com cruz vermelha, nem parar um segundo. A diferença é pequena no desenho e enorme na carteira. Se tens dúvidas, assume sempre a opção mais restritiva até confirmares.

3) Proibição de ultrapassar vs Fim da proibição de ultrapassar

Dois carros num disco branco com bordo vermelho significam “não ultrapassar”. Quando vês o mesmo símbolo com bandas pretas, termina essa proibição. Muita gente acelera como se todas as regras tivessem acabado e não acabaram. Vale só para a ultrapassagem.

4) Via com prioridade vs Fim de via com prioridade

O losango amarelo dá-te prioridade nas próximas intersecções. O losango com barra preta tira-ta. O erro típico é manter a confiança depois do fim da prioridade, especialmente em zonas com árvores que tapam sinais. Sempre que vires o losango riscado, volta ao “modo cuidado”: aproxima-te devagar e confirma quem deve ceder.

5) Fim de velocidade máxima (ex.: 50) vs Fim de todas as proibições

Três bandas pretas sobre o número esbatido significam que termina esse limite (por exemplo, 50 km/h). Por outro lado, o disco com várias bandas pretas indica o fim de todas as proibições por sinal: limite, ultrapassagem, etc. Acelerar ao ver “riscas” sem perceber quais é receita para radar.

Exemplos práticos

Entrei à esquerda com seta azul para a direita. É desobediência a obrigação. O truque é treinar o reflexo “cor primeiro”: azul manda, não há volta a dar.

Parei dois minutos numa cruz vermelha. Continua a ser infração. Para descargas rápidas, procura zonas sinalizadas para o efeito ou ruas adjacentes sem restrição.

O que fazer quando o sinal está mal colocado

Entretanto se o sinal estiver tapado, demasiado alto/baixo, recuado da via, temporário sem repetição após cruzamento, ou contradizer as marcas no pavimento, podes contestar. Recolhe fotos do ponto de vista do condutor (dia e noite), mede distâncias relevantes e pede à entidade gestora (Câmara/Concessionária) a planta de sinalização. Na Defesa Prévia à ANSR, explica de forma objetiva porque a sinalização não cumpria a função de orientar.

Método rápido para não falhar

Antes da manobra: respira, identifica cor/forma, confirma se é fim de regra (bandas pretas) e só depois segue a seta. Após cada interseção, assume que as condições podem ter mudado e volta a procurar sinalização.

🔥 Este artigo foi útil?


Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!

A ferver

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Em destaque