As fabricantes automóvel têm de saber reinventar, e é exatamente isso que a Opel tentou fazer ao abrir o livro de sonhos no Gran Turismo 7 com o Corsa GSE Vision Gran Turismo.
Ou seja, estamos a falar de um estudo digital com cara de rali, números de hiperdesportivo e a função mais importante de todas: dar pistas claras do que a marca quer para o próximo Corsa, em especial nas versões GSE 100% elétricas.
Ir ao digital, para depois passar para a realidade.
800 cv virtuais, quatro rodas a rasgar
No jogo, o Corsa GSE Vision GT mete respeito.


Dois motores elétricos, um por eixo, somam 588 kW e 800 Nm. Em português claro, 800 cv, tração integral e um arranque de 0 a 100 km/h em 2.0 s, com velocidade máxima de 320 km/h.
Há ainda um boost de 59 kW durante 4 segundos para fazer ultrapassagens, com 80 segundos de cooldown até poder voltar a disparar. A bateria é de 82 kWh e a marca fala em 1.170 kg graças ao uso e abuso de materiais leves.
Parece pura ficção, e o design é de cortar a respiração.
Aerodinâmica sem vergonha!
É um Corsa com esteróides.
Cortinas de ar, alargadores pretos nos guarda-lamas e rodas esculpidas para reduzir turbulência. Difusor e asa traseira com aerodinâmica ativa mudam o downforce conforme a velocidade e o estilo de condução.
Até dentro impressiona onde podemos encontrar um volante com tudo à mão e head-up display a projetar dados no para-brisas. Menos distrações, mais tempo a fundo.
O que isto nos diz sobre o Corsa a sério, que as pessoas vão querer comprar?
A Opel não anda a brincar.
Este Vision GT é manifesto de design e engenharia para a linha GSE que vai chegar às ruas.
Espera postura mais agressiva, soluções de gestão de fluxo de ar a descer dos protótipos e um cockpit mais focado, com menos ecrãs e mais contexto útil.
Acima de tudo, aponta para Corsa elétrico com versão GSE desportiva. Não terá 800 cv, claro, mas pode herdar o que interessa. Ou seja, tração bem afinada, eletrónica atenta e visual que não passa despercebido.
Do virtual à terra: Mokka GSE Rally já tem datas e preço
Ao lado do show car esteve o Mokka GSE Rally, a peça real que liga o discurso à prática.
207 kW (281 cv), 345 Nm, 0 a 100 km/h em 5.9 s e 200 km/h de ponta.
Bateria de 54 kWh para 323 km combinados e carga DC a 100 kW. Receitas de rali a sério: jantes OZ de 20″, diferencial autoblocante e interior em Alcantara. Vai correr na monomarca elétrica ADAC em 2026 e já pode ser encomendado a partir de 43.300 euros.
Porque é que isto interessa?
Porque o segmento B precisa de picante, especialmente dentro do mundo elétrico.
Mais concretamente, a Opel quer que GSE seja sinónimo de diversão, não só eficiência. Se o Corsa de rua absorver metade do que este Vision GT promete, vamos ter um citadino elétrico com alma, pronto para travar forte com rivais que andam a brincar ao seguro.
Em resumo
- Vision GT serve de laboratório para o próximo Corsa GSE elétrico.
- 800 cv e aero ativa no virtual, mas a lição que interessa é design, dinâmica e foco de condução.
- Mokka GSE Rally mostra a aplicação real: 281 cv, 54 kWh, 43.300 euros, estreia em 2026.
Fica a faltar a Opel dizer quando é que vemos o Corsa GSE de produção. Se a conversa se confirmar, vai ser um dos elétricos mais interessantes do seu tamanho.
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