Se a Samsung aumentar o preço primeiro. Pode correr bem?

Estes rumores aparecem todos os anos, mas desta vez parecem ter mais razão de ser. Ou seja, a Samsung pode ser a primeira a aumentar os preços dos topos de gama de nova geração.

Ou seja, série Galaxy S26 deverá custar mais do que os modelos atuais, e isso pode abrir a porta a uma nova vaga de aumentos em todo o mercado Android… e não só.

O primeiro passo pode ser da Samsung?

galaxy s26 vai trazer uma grande mudança nas selfies

Em 2025, a Samsung manteve os preços do Galaxy S25 iguais aos da geração anterior. Aliás, foi apenas o estender de uma tendência que já tem vários anos, porque parece existir uma barreira psicológica nos 1499€ que se praticam nos topo de gama mais caros do mercado.

Mas, os preços da memória RAM, armazenamento e processadores estão a disparar devido à pressão da indústria da inteligência artificial, que está a consumir praticamente toda a produção de chips de alta velocidade para data centers.

Por isso, como as fábricas não conseguem acompanhar, os preços sobem. Até 16% no caso da RAM LPDDR5 e 12% nos processadores móveis, segundo relatórios internos da própria Samsung.

Alguém tem de pagar a conta! Esse alguém és tu.

O efeito dominó?

Inicialmente, vamos ver jogadas de marketing a apontar o dedo à Samsung, vamos também ver consumidores a abandonar a marca porque não sentem que o valor extra faça sentido face ao que existe no mercado. Mas, a realidade é que a Samsung tem recursos suficientes para aguentar o ano de 2026, mesmo que com vendas mais baixas.

Logo a seguir… As outras marcas vão seguir o mesmo caminho. Sim, até a Apple.

Xiaomi, Oppo e Vivo já começaram a ajustar os valores dos seus modelos de 2025, e até a Apple prepara-se para mexer nos preços da próxima geração, o iPhone 18.

De quanto pode ser a subida?

O cenário mais provável é que o Galaxy S26 suba entre 50 e 100 euros em média, com o argumento do aumento dos custos de produção. O que ainda está em aberto é se a Samsung vai compensar isso com melhorias claras, como carregamento mais rápido, bateria maior ou inteligência artificial integrada a nível de hardware.

Mas uma coisa é certa… Se a Samsung aumentar primeiro, o mercado todo vai atrás

🔥 Este artigo foi útil?


Sê o primeiro a votar 🙂

Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!

A ferver

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Em destaque