Os calores acabaram e se tu pensas que os pneus só se preocupam com a chuva, estás a esquecer-te do inimigo invisível: o frio. Assim a temperatura afeta a pressão dos pneus de forma drástica. Por cada 10 graus de descida na temperatura ambiente, a pressão interna do teu pneu desce cerca de 1 a 2 PSI (ou 0.07 a 0.14 bar). Entretanto pneus moles não são só um problema de conforto; são um problema de segurança e de dinheiro:
- Segurança: Aumentam a distância de travagem (podes precisar de mais 5 metros para parar numa emergência!).
- Desgaste: O pneu desgasta-se de forma irregular, reduzindo a sua vida útil.
- Consumo: O consumo de combustível aumenta (o carro faz mais esforço para rolar).
A solução é simples e baseada numa regra de ouro: mede a pressão ao amanhecer, com pneus a frio.
A regra de ouro para a melhor travagem: pneus a frio (A rotina de 5 minutos)
Assim para teres a certeza de que a leitura é precisa, o pneu não pode ter aquecido pela rodagem.
1. No Posto, Pela Manhã:
- Prioriza: assim vai à bomba ou ao posto de ar de manhã cedo, antes de conduzires mais de 3 a 4 km. Se conduzires mais, a fricção já aqueceu o ar interno e a leitura será falsa.
- Rotina Mensal: Entretanto faz deste um hábito mensal.
2. O Valor Exato Não Se Inventa:
- Consulta: O valor correto da pressão não está escrito no pneu! Ele está indicado na tampa do depósito de combustível ou no pilar da porta do condutor.
- Não inventes: Usa o valor exato (em bar ou PSI) recomendado pelo fabricante para o teu modelo.
3. Carregado? Usa a Pressão de Autoestrada:
- Verifica: Se vais viajar com o carro carregado (malas, família completa) ou vais andar em autoestrada a alta velocidade, o fabricante indica um segundo valor de pressão, ligeiramente superior.
- Aplica: Usa sempre a pressão para “carga cheia / autoestrada” nestas condições para compensar o peso extra e o aquecimento em alta velocidade.
Os sinais de que tens de agir já
Entretanto não esperes pela rotina mensal se notares estes alertas:
- Direção Pesada: O volante parece mais duro do que o normal.
- Carro a “Puxar” para um Lado: Em linha reta, sentes que o carro está a desviar ligeiramente.
- Consumo a Subir: Notas que o consumo de combustível está inesperadamente mais alto.
Tu deves parar e verificar a pressão no momento.
Não te limites aos pneus que estão a rolar.
- Foco na Segurança: Pneus com pouca banda de rodagem (pouco piso) mais baixa pressão criam um cocktail perigoso, especialmente em piso molhado. Assim a aderência é drasticamente reduzida, aumentando o risco de aquaplaning.
- O Sobressalente/Kit: Não esqueças o pneu sobressalente (se o tiveres) ou o kit de reparação. Eles também precisam de ter a pressão correta ou estar funcionais.
Agora já sabes como podes garantir a melhor travagem.
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