S26 adiado? Um bocadinho. Chega em Fevereiro (sem Edge)

O próximo grande evento da Samsung já tem data marcada. A fabricante vai apresentar oficialmente a série Galaxy S26 a 25 de fevereiro de 2026, num novo Galaxy Unpacked com foco na inteligência artificial, que terá lugar em São Francisco.

Uma estreia mais tarde do que o habitual

s26

Nos últimos anos, a Samsung tem vindo a antecipar o lançamento dos seus topos de gama, de forma a manter a pressão nas cada vez mais numerosas rivais Chinesas. Geralmente com datas entre o final de janeiro e o início de fevereiro.

Desta vez, o evento chega um pouco mais tarde, mas promete ser um dos mais importantes dos últimos tempos, já que a marca vai apostar tudo na integração de IA nos seus novos flagships.

Curiosamente, esta será também a primeira vez desde 2023 que a Samsung regressa a São Francisco para apresentar um novo topo de gama, local onde lançou o Galaxy S23.

Adeus… Galaxy S26 Edge…

Como temos vindo a dizer, a grande ausência será o Galaxy S26 Edge, modelo que não fará parte do evento. A Samsung deverá substituí-lo por uma versão Plus, numa mudança estratégica que faz todo o sentido depois das vendas irrisórias do S25 Edge.

Samsung desiste do ultra-fino? Não.

Ainda assim, a Samsung não abandonou totalmente a ideia. Há indicações de que um protótipo interno chamado “More Slim” continua em desenvolvimento. Este seria uma versão ainda mais extrema do conceito Edge, com corpo ultrafino e um design que serviria para diferenciar a marca no mercado.

Caso avance, deverá ser lançado meses depois do Unpacked, possivelmente como sucessor espiritual do Galaxy S26 FE.

O que esperar da nova geração Galaxy S26?

A nova linha Galaxy S26 promete um salto significativo em desempenho e fotografia, com várias fugas de informação já a apontar detalhes interessantes:

  • Chipsets duplos: a Samsung vai voltar à estratégia híbrida, equipando metade dos modelos com o Exynos 2600 (na Europa e Coreia) e os restantes com o Snapdragon 8 Elite Gen 5 (nos EUA, Japão e China).
  • Nova câmara principal de 50 MP no modelo base.
  • Abertura variável no S26 Ultra, tecnologia que ajusta automaticamente a entrada de luz, algo até agora raro nos smartphones da marca.
  • Sensor Sony de 200 MP (1/1.1”) no Ultra, com abertura f/1.4, capaz de captar mais luz e detalhe em condições de baixa luminosidade.

O desafio de 2026

Em suma, a Samsung quer fazer do Galaxy S26 o seu smartphone mais inteligente e mais completo de sempre, apostando forte na integração de IA e na fotografia profissional. Mas a ausência do modelo Edge mostra que, no meio de tanta inovação, há espaço para decisões duras. Ou seja, que nem todos os formatos têm lugar no futuro da linha Galaxy.

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Em destaque

Leia também