As vendas das consolas Xbox continuam em queda livre. Sendo no fundo algo que já não surpreende absolutamente ninguém.
Afinal de contas, segundo o mais recente relatório financeiro da Microsoft, as receitas com hardware caíram quase um terço no último trimestre, em comparação com o mesmo período do ano passado. Mesmo assim, a empresa parece tranquila, por vezes até confiante, de que a estratégia está a funcionar.
A consola já não é o centro do negócio!
Depois de voltar a perder para a Sony, a Microsoft deixou de ver a Xbox como “a consola da sala”. O foco está agora na marca como ecossistema! Ou seja, PC, cloud, Game Pass e integração total entre plataformas.
A empresa está a apostar tudo na ideia de que o futuro do gaming é híbrido. Ou seja, que a consola física é apenas mais uma porta de entrada.
Mas, enquanto esse futuro não se concretiza, os números não mentem.
As vendas das Xbox Series X e S têm vindo a cair trimestre após trimestre: -22% no início do ano, -29% no segundo trimestre e -42% no final de 2024. A tendência continua negativa e, com os recentes aumentos de preço, ninguém espera uma recuperação no curto prazo.
Vai ser a cair até ao zero.
O Game Pass já não chega para segurar tudo?
A aposta no Game Pass é clara, mas até aqui há problemas.
O serviço sofreu o maior aumento de preços da sua história em outubro, onde o plano PC subiu 40% e o Ultimate 50%, passando assim a custar 360 dólares por ano. A reação foi imediata, visto a página para cancelar o serviço chegou a ficar fora do ar durante várias horas.
Para agravar, a Microsoft tem vindo a lançar os seus jogos em plataformas rivais, o que torna a consola menos importante no mercado. Títulos como Sea of Thieves e Halo já têm presença fora do ecossistema Xbox, e o remake de Halo para PlayStation no 25.º aniversário da saga é a prova de que as exclusividades já não são prioridade.
A estratégia “radical” que vem aí?
Apesar de tudo isto, a Microsoft garante que o futuro é promissor. A empresa já confirmou que a próxima geração de consolas vai fundir o mundo do PC com o da Xbox, oferecendo uma experiência única que mistura o melhor dos dois mundos.
A ideia é que o novo sistema corra Windows com interface adaptada ao comando, permitindo aceder não só à Xbox Store, mas também ao Steam, Epic Games Store e outros serviços. Tudo isto com retrocompatibilidade total com as gerações anteriores.
Em suma, a próxima consola poderá ser mais parecida com um Asus ROG Ally “versão Microsoft”, capaz de correr jogos de todas as origens, com um único ecossistema central.
🔥 Este artigo foi útil?
Sê o primeiro a votar 🙂
Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!



