VW: Até o Polo quer ser um carro elétrico. Vai ser!

O Polo é um dos modelos mais icónicos da Volkswagen e, em 2026, vai viver a maior revolução da sua história. Ou seja, a marca alemã confirmou que o hatch vai transformar-se em 100% elétrico e como tal vai ganhar um novo nome: ID.Polo.

O lançamento está previsto para maio de 2026, com preços a começar à volta 25 mil euros. Este vai muito provavelmente ser um dos EVs mais acessíveis da gama da gigante Alemã. Mais concretamente, o ID.Polo vai inaugurar uma nova fase na família elétrica da VW, ao abandonar a tradicional nomenclatura numérica (ID.3, ID.4, etc.) e assumir uma identidade própria.

Design inspirado no ID.2all, mas… Mais espaço!

A pré-apresentação aconteceu no Salão de Munique 2025, onde foi mostrado ainda com camuflagem leve. Porém, já deixou claro que vai buscar muito ao conceito ID.2all. Destaque para a cintura mais alta, logótipo traseiro iluminado e dimensões maiores que o Polo a combustão.

Assim, com 4.05 m de comprimento, 1.82 m de largura e 1.53 m de altura, o novo elétrico é maior em todas as medidas face ao Polo atual. Aliás, até o espaço na bagageira cresce para 400 litros, aproximando-o do que foi um Golf nos anos 2000.

Versões, autonomia e o regresso do GTI!

O ID.Polo terá várias versões, com autonomias a rondar os 420 km (WLTP) e potências entre os 100 cv e os 200 cv. Em 2026, a gama ficará completa com o ID.Polo GTI, que terá 226 cv (166 kW), diferencial dianteiro desportivo e vetorização de binário.

O peso vai andar à volta dos 1.500 kg, mas a VW garante que vai manter a agilidade e o caráter divertido que sempre marcaram o Polo. As jantes de 18 ou 19 polegadas reforçam a postura, enquanto o GTI se destacará pelos pormenores mais agressivos, como o spoiler traseiro e o para-choques em favo de mel.

Além disso, o modelo vai contar com duas opções de bateria, carregamento rápido em DC e tecnologias avançadas como Travel Assist, Park Assist Plus com memória e câmara 360º Area View.

E Portugal?

Ainda não existe confirmação oficial, mas o preço abaixo dos 25 mil euros deixa claro que este será um modelo pensado para a Europa. Especialmente para mercados como o nosso. Aliás, em mercados como o português, onde o Polo sempre foi um best-seller, o ID.Polo pode muito bem ser o elétrico que democratiza a mobilidade elétrica da Volkswagen.

Um pouco à imagem daquilo que o R5 da Renault está a tentar fazer.

🔥 Este artigo foi útil?


Sê o primeiro a votar 🙂

Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!

A ferver

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Em destaque