Consolas: nunca pagaste tanto por tão pouco!

Esta atual geração de consolas é muito provavelmente a mais estranha de sempre, o que muito se deve ao facto de ter começado o seu caminho durante uma das maiores epidemias de que há memória. Mas… Ser estranha é uma coisa, ser má é outra completamente diferente.

Aqui já nem estamos a falar da falta de jogos e exagerado foco em versões remasterizadas de títulos que já apareceram em outras gerações. Que é um dos grandes defeitos desta geração.

Estamos mesmo a falar de preços altos, e também de cortes no hardware que não fazem grande sentido.

Para ter ideia, em 2025, 5 anos após a chegada das consolas da Sony e da Microsoft, é hoje mais caro meter as mãos em uma consola, e infelizmente, é muito provável que fique pior servido.

É incrível! Porque isto nunca se viu no mercado mundial.

Consolas: Esta é, sem dúvida alguma… A pior geração de sempre!

consolas

Ou seja, como ainda se deverá lembrar, nos antigamentes, sempre que existia o lançamento de uma nova consola, havia sempre alguém que dizia “Espera! Aguarda 1 ou 2 anos, para conseguires comprar a consola por menos dinheiro, e com equipamento e jogos de oferta“.

Isto era algo que fazia todo o sentido!

Afinal, na grande maioria das vezes, as consolas chegam caras, e quase sempre com jogos que não são assim tão interessantes quanto isso. Desta forma, ao aguardar 1 ou 2 anos, já seria possível encontrar alguns daqueles jogos que são capazes de vender consolas por si só, normalmente os exclusivos no lado da Sony PlayStation, bem como alguns descontos, e por vezes ofertas muito interessantes.

Mas… As coisas já não funcionam assim!

A regra de ouro que todos seguiam morreu! Como mencionámos aqui, a Sony vai voltar a mexer nas suas consolas, e de facto, não é garantido que a Nintendo e Microsoft não façam algo similar num futuro muito próximo.

Aliás, já existem rumores de que a Switch 2 vai aumentar até ao final do ano, ou mais tardar no início de 2026. A Microsoft também pode ajustar preços, mas não tem grande espaço para o fazer, tal tem sido o seu insucesso com as Xbox Series S e X.

Mais concretamente, a Sony, que é inegavelmente a rainha da atual geração, depois de alguns aumentos ao longo destes anos, que já foram uma novidade por si só, decidiu fazer um corte no hardware da versão mais barata da sua consola. A PS5 Digital.

Ou seja, agora, em vez de 1TB de armazenamento interno, a consola vai voltar aos 825GB da versão original de 2020. O preço é o mesmo, mas vais ter menos consola para “brincar”.

Aqui é preciso ter noção de que, com 825GB, o espaço útil anda mais ou menos à volta dos 600~700GB, porque temos de contar com todo o software que já vem pré-instalado na consola. É um corte substancial no espaço disponível, e claro, uma poupança para os bolsos da Sony que assim gasta menos dinheiro em chips de memória NAND Flash.

Algo estranho… Porque o armazenamento continua muito barato nos dias que correm. Mas, como deve saber, todos os cêntimos contam quando se fala de produção de milhões de unidades.

A questão é… O que pensas sobre tudo isto? Qual é a tua opinião honesta acerca da atual geração de consolas. Isto faz algum sentido? Partilha connosco a tua opinião na caixa de comentários em baixo.

Se isto não é a pior geração de sempre, não sei o que será.

🔥 Este artigo foi útil?


Sê o primeiro a votar 🙂

Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!

A ferver

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Em destaque