É um fenómeno recorrente que preocupa clientes, e que por vezes até cheira a “scam”. Apesar de ser de facto a forma como a Fedex age. Sim, a transportadora vai-lhe pedir dinheiro meses após a entrega da encomenda.
Se não conhece o assunto, nos últimos tempos (leia-se anos), têm-se multiplicado casos de clientes que recebem faturas, cartas ou emails da FedEx, exigindo o pagamento de taxas de desalfandegamento, IVA ou outros valores, relacionados com encomendas que já foram entregues há várias semanas atrás, por vezes até meses. (Reddit, Portal da Queixa)
No meu caso, que faço muitas análises de produtos para a Leak.pt, acontece receber várias encomendas da Fedex, e claro, de outras transportadoras, de produtos que eu não encomendei, não paguei, e por vezes nem sei que existem (até chegarem à minha casa).
Com a Fedex, e apenas com a Fedex, acontece receber uma cartinha em casa, como a que pode ver em baixo, com um valor a pagar. Algo… Estranho. Porque eu não fiz qualquer encomenda, eu não sou propriamente “cliente” da Fedex.
O que seria normal?
Se existe algo a pagar, teria de ser a entidade que fez a ordem de encomenda e não eu. Além disso, se existe algo a pagar, devia ser pago antes do envio e receção dessa mesma encomenda.
Enviar uma carta para casa de quem recebeu a encomenda, a pedir dinheiro “extra”, é só estranho, e é até uma má prática que fica mal à empresa. Pior, a encomenda não está identificada. Tem apenas um código “interno”.
Casos reportados e frustrações
- Um consumidor que recebeu encomendas sem custos e depois foi surpreendido com uma carta da TNT/FedEx exigindo pagamento de taxas adicionais, sem identificação clara do conteúdo da encomenda. Considera a situação “fraudulenta” e sublinha que encomendas abaixo de 150 € deveriam estar isentas de taxas. (Reddit)
- Outro relato refere-se a cobranças enviadas meses após a entrega, sem aviso prévio. Também foi denunciado o uso de NIF inválidos (como 999999999) nas faturas, num evidente sinal de falta de formalidade ou possível fraude. (Reddit)
- Um caso analisado pela DECO PROteste indica que as encomendas foram entregues regularmente, sem qualquer menção a pagamentos adicionais. Ainda assim, as faturas chegaram posteriormente, sem especificar a que encomenda se referiam, e com um tom ameaçador. (DECO PROTESTE)
Alerta: nem tudo é legítimo! Pode ser fraude
A FedEx tem um posicionamento claro: nunca solicita pagamentos ou dados pessoais através de mensagens não solicitadas, seja por email, carta ou SMS. Estas comunicações podem tratar-se de golpes ou phishing. (FedEx)
No Reddit, consumidores partilharam experiências de mensagens fraudulentas com números de rastreio falsos ou encomendas que nunca existiram, e casos onde a própria FedEx não deu seguimento às reclamações. (Reddit)
O que sugerem os consumidores em fóruns e redes sociais?
- Vários utilizadores recomendam ignorar as carta. Em muitos casos, após algum tempo, nada acontece.
- De acordo com comentários de utilizadores, a falta de nome válido e erros de linguagem em faturas levantam dúvidas sobre a legitimidade. Isto porque, no meio do caos, há quem se aproveite da forma de fazer as coisas da Fedex para esquemas.