Sábado, Agosto 2, 2025

AGON PRO AG276QZD: Monitor OLED que não é para todos!

Se procuras uma experiência gaming verdadeiramente premium e passas mais tempo no PC do que na vida real, é muito provável que já andes de olhos postos no mundo OLED. Afinal de contas, estamos a falar da maior evolução dos últimos 20 anos no mundo dos monitores para PC.

Dito tudo isto, se não quer algo gigante, o AGON PRO AG276QZD pode muito bem ser o teu próximo monitor. Porém, é preciso ter atenção! Apesar de ser rápido, brilhante e com specs de sonho, também tem um preço que vai fazer muita gente engolir em seco.

AG276QZD – 1440p a 240Hz? Sim, por favor!

Este monitor da AOC junta o que muitos consideram ser o “sweet spot” do mundo dos PCs atual. Ou seja, resolução QHD (2560×1440) com a taxa de atualização de 240Hz.

Além de tudo isto, como é normal no lado OLED da coisa, o tempo de resposta é de apenas 0.03ms, o que o torna uma máquina perfeita para títulos competitivos como Valorant ou CS 2. Mas a surpresa está na versatilidade! Ou seja, até jogos mais cinemáticos como Elden Ring ou Baldur’s Gate brilham com esta combinação de fluidez e detalhe.

Sim, é um ecrã plano. Para quem vem de um monitor curvo, pode custar no início, mas rapidamente te habituas. Ainda por cima, o brilho impressiona e a gestão do reflexo da luz solar é das melhores que já vimos.

- Advertisement -

Há monitores OLED muito bons que se tornam inutilizáveis com uma janela por perto. Não é o caso aqui.

Construção sólida! Mas em todo o pano cai a nódoa.

O suporte do AG276QZD é bastante funcional, com ajuste de altura (130mm), rotação e inclinação. Mas a base assimétrica pode ser um pequeno pesadelo para quem gosta de alinhar tudo ao milímetro. Compensa no espaço: encaixa lindamente num tapete de rato grande.

Além disso, as portas HDMI e DisplayPort estão colocadas numa zona difícil de aceder, o que obriga a mexer no monitor sempre que se quer trocar um cabo. Pior: só tem HDMI 2.0. Isto significa que, se usares consola, vais ficar limitado a 1440p a 120Hz. Para aproveitar os 240Hz, precisas de usar DisplayPort.

OLED com truques e manias?

Sendo OLED, tens direito a pretos perfeitos e excelente contraste, mas também a manias como o “refresh” forçado após 4 horas de uso. Isto é muito comum no lado OLED da coisa, e aqui temos mais do mesmo. O monitor interrompe-te para fazer uma espécie de “limpeza” do painel.

Se clicares em “sim” por engano, ele desliga-se e não volta a ligar sozinho. Tens de o fazer manualmente. É chato.

Preço elevado, mas experiência de topo

A qualidade tem um preço, e aqui é um bocadinho salgado: cerca de 450€, dependendo de campanhas.

Aliás, há alternativas com specs parecidas por menos 100€, o que faz com que o AG276QZD não seja a escolha mais óbvia para utilizadores casuais. Mas se és um jogador exigente, que quer o melhor em resposta, brilho e fluidez, é difícil ficar desiludido.

Veredito

O AGON PRO AG276QZD não é barato, nem é perfeito. Mas quando estás a jogar a 240Hz com tempos de resposta absurdamente baixos e uma imagem brilhante e sem reflexos, todos os pequenos defeitos passam para segundo plano.

Há alternativas mais baratas, é certo. Mas acerta em tudo o que importa, e quando se olha para o exemplo do reflexo, vale o dinheiro extra.

Nota final: 8.5/10. Se tens orçamento e levas o gaming a sério, este é um dos melhores monitores que podes comprar.

Especificações totais aqui.

Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Últimas

Leia também

Só peca pelo preço "altinho". Mas isso é o que é. Qualidade é para ser paga.AGON PRO AG276QZD: Monitor OLED que não é para todos!