Carros elétricos com 3000 km de autonomia? Promessa!

Quando achávamos que a conversa da autonomia estava a acalmar, isto à medida que a indústria olha mais e mais para a eficiência, a Huawei decide atirar gasolina (ou eletricidade) para a fogueira.

A marca chinesa registou uma nova patente que aponta para baterias com autonomia de… 3000 km. Sim, leu bem.

Estamos a falar de três mil quilómetros com um único carregamento. Parece ficção científica, mas é isto que está a ser prometido com base na nova geração de baterias de estado sólido.

Huawei promete carros elétricos com 3000 km de autonomia!

renault 4 e-tech: Ícone do passado passa a aposta do futuro!

Portanto, esta nova tecnologia surge com células de elevada densidade energética, entre 400 a 500 Wh/kgm o que representa o triplo da capacidade das baterias atuais. Isto é possível graças a um novo design com eletrodos de sulfeto dopados com nitrogénio, que ajuda a reduzir as reações indesejadas no interior da bateria, o que por sua vez prolonga a sua vida útil.

Mas o mais surpreendente nem é a autonomia. É o carregamento. De acordo com a Huawei, esta bateria pode ser carregada dos 0 aos 100% em apenas 5 minutos. Um número que parece tão bom que até custa a acreditar, mas que, a concretizar-se, deita por terra qualquer argumento contra os VEs.

Afinal de contas, um dos grandes “problemas” é o planeamento que tem de ser feito, e claro, o tempo que é perdido.

Claro que há um “mas”.

Este valor de 3000 km tem como base o ciclo CLTC, o padrão de testes chinês. Que claro está, é conhecido por ser bastante mais otimista do que os ciclos WLTP ou EPA.

Ainda assim, mesmo que o valor real fique pelos 2000 km, já seria uma autêntica revolução no setor.

A Huawei não está sozinha nesta corrida.

A Toyota, Volkswagen, BMW e até a Xiaomi também têm projetos avançados com baterias de estado sólido. A Xiaomi, por exemplo, já prometeu 1200 km numa só carga com base na sua própria tecnologia.

Agora, a grande pergunta: quando é que vamos ver isto na estrada?

A previsão mais realista aponta para 2027 ou 2028. A Toyota é das poucas a apontar abertamente esse calendário, e tudo indica que as restantes gigantes vão seguir o mesmo caminho.

Seja como for, uma coisa é certa! Quando estas baterias chegarem, o panorama dos carros elétricos vai mudar radicalmente. O que levanta a questão… Vale a pena comprar agora?

Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Em destaque