A Apple tem andado a brincar às escondidas com o seu iPhone dobrável, ao mesmo tempo que finge não ter grande interesse neste mercado. Mas… Os rumores começam finalmente a alinhar-se.
Assim, se tudo correr como esperado, o primeiro iPhone Fold deve ser revelado já em setembro de 2026, isto ao lado da série iPhone 18. Vai ser um outro dobrável? Ou seja, uma cópia daquilo que a Samsung anda a fazer? Não! Vai seguir outro caminho, com um design bem mais… Apple.
Um mini iPad no bolso?

Enquanto os dobráveis da Samsung apostam num formato alto e estreito, como o Galaxy Z Fold 6, tudo indica que a Apple quer fazer o oposto.
Assim, o iPhone Fold deverá ser mais baixo e mais largo, com um ecrã que, aberto, se assemelha mais ao iPad mini do que a qualquer smartphone. Isto é algo que pode mudar completamente a experiência de utilização em modo tablet.
Um leaker fiável revelou as possíveis especificações de um dos protótipos em testes. O ecrã dobrável terá 7.58 polegadas com uma resolução de 2713×1920 e um formato invulgar de 14.1:10. Ou seja, ideal para conteúdo multimédia e multitarefa.
Corpo em titânio e dobradiça futurista!
A Apple também quer destacar-se na construção.
Este protótipo recorre a um corpo em titânio e a uma dobradiça feita com um composto metálico amorfo, mais resistente e durável do que o que existe atualmente no mercado.
Entretanto, o módulo de câmaras deverá ter duas lentes de 48 MP e, quando fechado, o iPhone Fold contará com um ecrã exterior de 5.36 polegadas, com resolução de 1356×1920.
Dobrado é mais pequeno que a concorrência
Segundo os cálculos, o iPhone Fold fechado terá 111,2 mm de altura e 78,6 mm de largura. Para comparação, o Galaxy Z Fold 6 tem 153,5 mm de altura e 68,1 mm de largura. Ou seja, o iPhone será mais baixo mas mais largo, o que pode traduzir-se numa melhor usabilidade do ecrã exterior e numa experiência mais fluida, mesmo sem abrir o dispositivo.
Isto aproxima-o mais de soluções como o Oppo Find N ou o mais recente Huawei Pura X. Aparelhos que também seguem a linha do “mini-tablet dobrável” e evitam os problemas crónicos dos Fold da Samsung, como o ecrã estreito exterior, e grossura exagerada para as mãos da grande maioria das pessoas “normais”.
Ainda pode mudar?
Sim. A Apple está a testar várias versões e nada disto está 100% finalizado. Mas se este for o caminho escolhido, então podemos estar a olhar para o primeiro dobrável verdadeiramente diferente. Mas mais importante ainda: um dobrável com o selo de qualidade da Apple, que pode finalmente dar à categoria o empurrão que lhe falta.
Se os rumores se confirmarem, a Samsung que se cuide. O jogo vai mudar.
🔥 Este artigo foi útil?
Sê o primeiro a votar 🙂
Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!

