Sexta-feira, Outubro 3, 2025

É verdade que o micro-ondas está a estragar o Wi-Fi de casa?

Tudo parece a funcionar na perfeição. A música toca sem parar, o vídeo no YouTube corre fluido, até que de repente tudo congela. A ligação fica instável, o som falha, os auscultadores Bluetooth desligam-se e o vídeo entra em modo de espera. Curiosamente, foi no momento exato em que alguém ligou o micro-ondas. Por muito estranho que pareça, não é coincidência. O micro-ondas pode, de facto, estar a estragar o seu Wi-Fi. E a explicação está na frequência.

É verdade que o micro-ondas está a estragar o Wi-Fi de casa?

O micro-ondas e a maioria dos dispositivos sem fios partilham a mesma banda de frequência: 2,4 GHz. É nessa frequência que também operam routers Wi-Fi, colunas Bluetooth, auscultadores sem fios e até monitores de bebé.

Apesar de não aceder à internet nem enviar mensagens, o micro-ondas emite ondas eletromagnéticas extremamente fortes que podem “atropelar” o sinal delicado do Wi-Fi. Quando alguém aquece comida, essas ondas geram interferências que deixam o sinal instável ou até bloqueiam completamente a ligação.

vale a pena comprar o micro-ondas do lidl em promoção?

Porque é que o micro-ondas ganha esta batalha?

A resposta está na diferença de potência. Um router Wi-Fi costuma emitir cerca de 28 miliwatts. Já um micro-ondas pode libertar até 1000 watts de energia. Comparando com o som, seria como tentar ouvir um sussurro ao lado de um motor de avião em pleno funcionamento.

Quando está a funcionar, o micro-ondas interfere não só com o Wi-Fi, mas também com outros dispositivos que usam a mesma frequência. É comum ver colunas a falhar, auscultadores Bluetooth a desligarem-se ou até telemóveis a perderem momentaneamente a ligação.

Como evitar que estrague tudo?

Felizmente, há soluções simples que podem fazer toda a diferença:

  • Colocar o router mais longe do micro-ondas. Uns bons três metros de distância costumam bastar.
  • Utilizar a frequência de 5 GHz, disponível na maioria dos routers mais recentes. Esta banda é mais rápida, está menos congestionada e não sofre interferência do micro-ondas. É perfeita para salas próximas do router.
  • Alterar o canal do Wi-Fi, por exemplo para o Canal 1, pode ajudar a fugir das zonas mais ruidosas da rede.
  • Evitar deixar o router na cozinha ou encostado a grandes eletrodomésticos.

desativar o UPnP, afinal só tem de fazer isto para ter mais velocidade wi-fi!

Se, mesmo com estas dicas, os problemas persistirem, talvez seja altura de olhar com mais atenção para o micro-ondas. Os modelos mais antigos tendem a deixar escapar mais radiação, mesmo que ainda aqueçam bem a comida. Portas tortas, vedantes gastos ou estruturas danificadas podem intensificar essa fuga. A radiação não faz mal às pessoas, mas é suficiente para dar cabo do sinal Wi-Fi.

Na dúvida, vale a pena experimentar mudar o router de sítio ou investir num micro-ondas mais recente. Afinal, ninguém quer ver a maratona de streaming interrompida só porque alguém aqueceu as sobras do jantar.

Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

TRENDING

Leia também

Percebemos que usas bloqueador de anúncios. Mas são os anúncios que mantêm o site gratuito e atualizado todos os dias. 🙌

👉 Desativa o bloqueador só aqui na Leak.pt e apoia o nosso trabalho.

Prometemos não te chatear com pop-ups intrusivos. 💙