Caso não saiba, a AMD teve um dia em cheio nas bolsas, com as suas ações a subir quase 7% depois de dois analistas de peso elevarem a classificação da empresa e apontarem para um possível encurtar da diferença face à poderosa NVIDIA já em 2026.
Sim, a AMD parece estar finalmente a acordar. Como tal, o mercado começa a dar o seu apoio à fabricante que recentemente foi capaz de meter a Intel no bolso.
Ações da AMD disparam. Porquê? Há esperança contra a NVIDIA!
Portanto, a CFRA foi a mais entusiasta, ao subir o preço-alvo das ações da AMD de 125 para 165 dólares e a recomendar uma rara classificação de “Strong Buy”. A Melius Research também já tinha feito o mesmo, com o analista Ben Reitzes a rever o preço-alvo de 110 para 175 dólares.
Ambos acreditam que o segmento de placas gráficas para inteligência artificial pode ser a chave para o crescimento explosivo da AMD, especialmente com a crescente procura por chips de inferência, vinda de países e empresas tecnológicas gigantes (os chamados “hyperscalers”).
O trunfo da AMD?
O MI400x, o novo acelerador de IA, e a recente aquisição da ZT Systems, que lhe permitirá ganhar mais controlo sobre a cadeia de produção, para depois entrar com força no mercado de servidores. Isto abre portas a clientes de peso como a Oracle e a OpenAI, dois dos maiores nomes quando se fala em infraestruturas para inteligência artificial.
Até agora, a NVIDIA tem dominado o mercado de GPUs para IA com uma margem esmagadora. Mas se a previsão dos analistas se confirmar, a AMD pode finalmente começar a roubar quota num dos setores mais lucrativos da atualidade.
Algo que é muito necessário, para que o mercado continue saudável. Sendo ainda mais necessário, para retirar a NVIDIA de uma posição de domínio.
Além de tudo isto, é preciso ter em conta que a AMD já fechou negócio com a Sony e Microsoft para dar vida às consolas de nova geração. Por isso, as coisas estão a correr bem.
Depois de um início de ano morno, com as ações a acumularem quedas por causa da fraca procura no mercado de PCs e da presença ainda discreta no mercado de IA. Mas, a maré pode estar mesmo a virar. Em suma, se a AMD conseguir mesmo entrar em força neste segmento, a rivalidade com a NVIDIA promete aquecer como nunca.
Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!