Combustíveis aumentam mas estes truques não funcionam

Com os preços dos combustíveis sempre a oscilar, poupar cada gota tornou-se prioridade para quem conduz, seja a título pessoal ou profissional. Há várias formas eficazes de aumentar a eficiência do carro sem gastar um cêntimo. Manter os pneus com a pressão certa, por exemplo, melhora o consumo e prolonga a vida útil dos pneus. No entanto, também existem truques populares que prometem milagres… mas não passam disso mesmo: mitos. Assim agora que os combustíveis aumentam cuidado com os truques que não funcionam.

Combustíveis aumentam mas estes truques não funcionam

Usar o ponto morto nas descidas

Muita gente acredita que colocar o carro em ponto morto numa descida reduz o consumo. A lógica parece fazer sentido. O motor reduz as rotações por minuto e, supostamente, consome menos. Mas, na prática, não só pode ser perigoso, como o carro pode até gastar mais. Em muitos modelos, ao tirar o pé do acelerador com uma mudança engrenada, o consumo é praticamente nulo graças ao chamado “cut-off de injeção”. Já em ponto morto, o motor continua a trabalhar ao ralenti e a consumir combustível. Além disso, perde-se o controlo de travagem do motor, o que aumenta o risco de acidente.

Desligar o motor nos semáforos

Alguns condutores tentam imitar os sistemas automáticos de start-stop desligando manualmente o motor em paragens curtas. No entanto, só os carros com esta tecnologia de fábrica estão preparados para aguentar esse tipo de desgaste. Os motores, baterias e alternadores desses modelos são reforçados para suportar o liga-desliga constante. Fazer isto manualmente num carro convencional pode acabar por danificar a bateria ou o motor de arranque. Isto representa custos bem superiores à gasolina poupada.

desligar o start-stop. desligar o start-stop

Baixar os vidros em vez de usar o ar condicionado

Abrir os vidros na autoestrada pode parecer uma alternativa mais económica ao ar condicionado. No entanto, o aumento da resistência ao ar faz o motor trabalhar mais, anulando a poupança. Em velocidades elevadas, é mais eficiente manter os vidros fechados e usar o ar condicionado com moderação.

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Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

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