Scam! Portugal está a ser invadido por muita coisa, mas um dos problemas mais sérios está mesmo no facto de existir um número gigantesco, e nunca antes visto, de burlões.
Sim, não é novidade para ninguém receber e-mails falsos, mensagens, ou até chamadas a dizer que é do apoio técnico da Microsoft. Mas a esta escala? É uma novidade, e é algo assustador.
Alerta Scam: Portugal nunca teve tanta chamada e mensagem falsa!
Infelizmente, é cada vez mais comum receber várias chamadas por semana, por vezes mais do que uma por dia, agora com números portugueses para tentar apanhar os mais desatentos na curva. Sim, já existem chamadas a fingir que são feitas de bancos nacionais, ou até de associações como o Recreativo da Amadora.
Os burlões estão cada vez mais sofisticados! Como tal, usam técnicas de spoofing para parecerem locais, compram dados pessoais em leaks online e usam robôs para validar milhares de números ao acaso. As chamadas silenciosas, por exemplo, servem exatamente para isso! Confirmar se o número é real e se está ativo. Depois disso, é uma questão de tempo até chegar a tentativa de burla.
Portugal tem um histórico complicado com ataques digitais. Sabia?
Em 2018, fomo-nos o segundo país mais afetado por spam e phishing. Mas as coisas não melhoraram, muito pelo contrário. Em 2024, as queixas de cibercrime atingiram o recorde de 3.973 casos. Mas este é apenas o número oficial. Sabemos que há muita gente que não denuncia.
Entretanto, a avalanche de emails de phishing continua. “A sua password expirou”, “tem um pagamento pendente”, “confirme os seus dados”. Tudo mentira. Tudo armadilhas.
Há programas que ajudam, mas o mais importante é mesmo o bom senso. Não cliques em links duvidosos. Não uses a mesma password em todo o lado. E lembra-te: nem a Microsoft, nem o PayPal te vão ligar do nada.
Em suma, tenha muito cuidado, porque as coisas ainda vão piorar mais antes de melhorar.