Sabia que isto pode anular a garantia da sua Smart TV?

Ter uma Smart TV nova dá uma certa sensação de segurança, especialmente por sabermos que temos uma garantia para proteger o investimento. No entanto, muitos consumidores anulam essa garantia sem sequer se aperceberem, mesmo ao fazer coisas aparentemente normais. Assim sabia que isto pode anular a garantia da sua Smart TV?

Sabia que isto pode anular a garantia da sua Smart TV?

Transportar a televisão de forma incorreta

As Smart TVs são dispositivos delicados. Um simples toque mais forte, uma queda ligeira ou até um transporte mal feito podem causar danos no ecrã — e a maioria das garantias não cobre danos acidentais. Estão focadas em defeitos de fabrico e excluem riscos como riscos, lascas ou quebras provocadas por manuseamento inadequado.

Por isso, ao mover uma TV, é essencial fazê-lo com cuidado. O ideal é ter ajuda de outra pessoa, especialmente com modelos grandes. Se contratar uma transportadora, certifique-se de que têm experiência com equipamentos eletrónicos.

Se ainda tiver a embalagem original (com as proteções de espuma e suportes de canto), use-a. Caso contrário, envolva bem a televisão em mantas grossas, prenda-a com cintas e evite transportá-la na horizontal.

Danos elétricos por picos de corrente

Quase todos os fabricantes excluem danos causados por picos de energia das garantias. Embora possa parecer injusto, a realidade é que os fabricantes esperam que o consumidor proteja os seus próprios equipamentos. A melhor solução? Usar uma boa tomada com proteção contra sobretensões. De preferência com múltiplas entradas, caso tenha uma barra de som ou consola ligada.

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No inverno, um sistema de proteção contra sobretensões à escala da casa inteira pode ser uma boa ideia.

Utilizar acessórios de terceiros não suportados

Só porque um acessório encaixa, não significa que seja seguro. Se causar danos, o fabricante não assume responsabilidade.

Imagine instalar um suporte de parede barato, que supostamente aguenta o peso da TV. Se esse suporte falhar e a televisão cair, não há garantia que cubra os estragos. O mesmo se aplica a carregadores ou adaptadores de corrente não recomendados: podem fornecer voltagens incorretas e danificar o sistema interno.

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Até uma simples pen USB pode ser problemática se estiver corrompida ou com malware — ao ligá-la à TV, pode causar falhas no sistema ou inutilizar o firmware.

Colocar a TV em locais com temperaturas ou humidade extremas

Fabricantes como a Sony ou a Samsung especificam condições ideais de funcionamento nos manuais. Normalmente, indicam intervalos entre os 5 ºC e os 40 ºC, e níveis de humidade inferiores a 80% (sem condensação).

Se colocar a televisão num ambiente muito húmido, quente ou frio, isso pode levar a falhas — e a garantia não cobre esse tipo de uso fora das especificações.

Se for necessário instalar a TV em espaços menos ideais, o melhor é investir em caixas climatizadas ou resistentes à humidade, ou pelo menos garantir boa ventilação e usar desumidificadores.

Alterar o software da televisão (jailbreak)

Fazer jailbreak à Smart TV pode parecer tentador. Mas os fabricantes são bastante rígidos neste ponto. Qualquer modificação ao sistema operativo pode invalidar a garantia, mesmo que o problema não esteja diretamente relacionado com essa alteração.

Se a TV começar a apresentar falhas, travar ou deixar de se ligar ao Wi-Fi após modificações, a marca poderá recusar qualquer assistência — apenas pelo facto de o sistema ter sido alterado.

Fazer alterações físicas ou reparações “caseiras”

Abrir a televisão, mesmo que seja “só para ver”, quebra o selo de fábrica e, com isso, anula imediatamente a garantia. As marcas só aceitam reparações feitas por técnicos autorizados, com peças originais e procedimentos certificados.

Qualquer tentativa de reparação manual ou modificação física pode causar ainda mais danos e representar um risco de segurança.

Se a televisão ainda estiver dentro do prazo de garantia, o melhor é deixar os reparos para os profissionais da marca.

Não registar a TV ou não guardar a fatura

O comprovativo de compra é essencial para qualquer pedido de garantia. Sem a fatura ou recibo, o fabricante não consegue confirmar a data de aquisição nem verificar se o equipamento está dentro do prazo de cobertura.

Embora a lei não permita que as marcas exijam o registo como condição para a garantia total, muitas utilizam essa estratégia como forma de recolher dados. Mesmo que se esqueça de registar o produto, a fatura continua a ser válida como prova legal de compra — guarde-a sempre num local seguro.

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A ferver

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

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