Motion Cues: os enjoos no carro com o telemóvel estão a acabar

A Google tem trabalhado há meses para trazer a funcionalidade Motion Cues para dispositivos Android, com o objetivo de ajudar os utilizadores a combater o enjoo por movimento (cinetose). Já tínhamos falado do desenvolvimento inicial dessa funcionalidade e até apareceu na Internet uma demonstração da mesma. Entretanto enquanto aguardamos o seu lançamento, a Google adicionou novas opções de personalização, permitindo ajustes quando a funcionalidade estiver disponível.

Motion Cues: os enjoos no carro com o telemóvel estão a acabar

Com a versão 25.10.31 beta do Google Play Services, a Google introduziu algumas configurações de personalização para o Motion Cues, que ainda não foi oficialmente lançado. Assim que a funcionalidade estiver disponível, os utilizadores poderão modificar a forma e a cor dos sinais de movimento exibidos no ecrã. As opções de forma incluem olho de peixe, diamante e meteoroide. Já as opções de cor disponíveis são primária, secundária e terciária, correspondendo às cores do seletor de temas do sistema como refere o site AndroidAuthority.

Motion Cues
Fonte

Além disso, haverá uma opção de aleatorização, permitindo que a forma e a cor dos sinais de movimento mudem sempre que a funcionalidade for ativada.

Atualmente, o Motion Cues ainda não está disponível no Play Services, e não há uma previsão oficial para o seu lançamento. No entanto, dado o seu estado avançado de desenvolvimento, é possível que esteja disponível em breve. Neste aspeto, a Google está um pouco atrasada, já que a Apple já introduziu o Vehicle Motion Cues no iOS 18 para utilizadores de iPhone e iPad.

O que é a cinetose?

A cinetose, também conhecida como enjoo de movimento, é uma condição em que uma pessoa sente náuseas, tontura e mal-estar quando está em movimento, como em carros, barcos, aviões ou até em brinquedos de parque de diversões. Isso ocorre porque há um conflito entre os sinais enviados pelo ouvido interno (que detecta movimento e equilíbrio) e aqueles recebidos pelos olhos. O cérebro fica confuso com essas informações contraditórias, resultando nos sintomas.

- Advertisement -
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Lê também

Há um fungo em Chernobyl que parece adorar radiação

Desde que o reator 4 de Chernobyl explodiu, há...

Multibanco: mitos que já devíamos ter deixado para trás

O Multibanco faz parte do “kit Portugal”: café, pastel...

Nike com SNES lá dentro? Sapatilhas que jogam mesmo!

Há mods malucos… e depois há isto. Para celebrar...

Apple + Intel… mas desta vez é a Intel que trabalha para a Apple

Depois de anos a afastar-se dos processadores Intel para...