A Apple é conhecida por não ter qualquer medo de avançar para a adoção por completo dos mais recentes processos de produção da TSMC. Aliås, a Apple até prefere pagar para ter exclusividade de acesso, custe o que custar.
PorĂ©m, por alguma razĂŁo, isso jĂĄ nĂŁo estĂĄ a acontecer com os 2nm. PorquĂȘ?
2nm: Quando nem a Apple quer… Cuidado!
Portanto, como deve saber, visto que apenas agora estamos a dar as boas vindas aos primeiros smartphones Android baseados em SoCs de 3nm. A Apple adora fechar acordos de exclusividade com a TSMC. Isto de forma a ter o processo de produção mais poderoso, e mais eficiente, todo para si.
No entanto, apesar do facto de a TSMC estar a ser capaz de cumprir calendårios com o novo processo de 2nm, a situação não se deverå repetir, pelo menos para jå. Sim, caso não saiba, a Apple estava a planear basear os seus novos iPhone 17 Pro e 17 Pro max neste novo processo de produção. Mas, teve de adiar os seus planos.
O que pelos vistos se deve ao facto de a TSMC ainda ter uma capacidade de produção muito baixa, e talvez mais importante que isso, custos de produção altĂssimos.
AltĂssimos atĂ© pode ser uma forma “fraca” de mencionar a coisa. Porque, quando atĂ© a prĂłpria Apple foge, Ă© porque sĂŁo valores quase absurdos.
NĂŁo temos a certeza dos valores, mas ao que tudo indica, a TSMC tem uma taxa de defeito de 40% (chips nĂŁo aproveitĂĄveis), e cada wafer custa cerca de 30 mil dĂłlares. NĂșmeros impraticĂĄveis para aquilo que a Apple precisa.
Isto deverĂĄ significar que fica tudo adiado para 2026, altura em que a Apple vai conseguir meter as mĂŁos, provavelmente de forma exclusiva, num aumento de 15% no nĂșmero de transĂstores, o que por sua vez significa 20% mais performance, e claro, um aumento de eficiĂȘncia Ă volta dos 30%.
SerĂĄ uma boa notĂcia?
Talvez! Sem o salto para os 2nm, a Apple não tem grandes desculpas para aumentar preços.
đ„ Este artigo foi Ăștil?
SĂȘ o primeiro a votar đ
Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google NotĂcias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp Ă tua espera. Podes tambĂ©m receber as notĂcias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares Ă grĂĄtis!