Como deve saber, os componentes tĂȘm vindo a encarecer de forma muito substancial ao longo dos Ășltimos anos, o que pelos vistos Ă© uma tendĂȘncia que nĂŁo tem travĂŁo Ă vista. Ă exatamente por isso que jĂĄ se começam a ver algumas fabricantes a trocar a Qualcomm pela mais barata MediaTek, e Ă© tambĂ©m por isso que, apesar do facto de a Apple nĂŁo ter aumentado preços em 2024, tudo indica que a Samsung se vĂȘ obrigada a aumentar o preço dos seus novos Galaxy S25.
Porém, os potenciais aumentos de 2024 e 2025 não são a maior ameaça a este mercado, ou à força monetåria dos consumidores. Tudo indica que os preços vão voltar a aumentar na geração seguinte, e pelos vistos de forma ainda mais significativa.
Smartphones mais caros? Vai continuar a piorar!
Portanto, como deve saber, o mais poderoso processador da Qualcomm (Snapdragon 8 Elite) que por sua vez deve dar vida Ă grande maioria dos smartphones de referĂȘncia do ecossistema Android nos prĂłximos meses, encareceu de forma quase absurda de um ano para o outro. O SD 8 Elite custa, por unidade, qualquer coisa como 240 dĂłlares, o que significa um aumento de 40~50 dĂłlares por unidade face ao Snapdragon 8 Gen3 da geração passada.
à um aumento agressivo, que em conjunto com o aumento no preço de outros componentes como os ecrãs OLED e memória RAM, estão a encostar as fabricantes à parede, com um de dois caminho pela frente. Manter preços ao baixar margens, ou manter margens ao aumentar preços.
A Apple decidiu enredar pelo primeiro caminho, mas, no lado Android da coisa, é muito provåvel que muitas optem pela solução mais fåcil. A Samsung pode muito bem vir a ser uma dessas fabricantes.
Porém, hå sempre algumas surpresas, como é o caso do novo smartphone da OPPO!
Dito isto, o Snapdragon 8 Elite Gen2 vai piorar ainda mais a situação, especialmente se a Samsung não corrigir os problemas que tem nas suas linhas. O que claro estå, significa que a Qualcomm fica entregue apenas à TSMC. Mais concretamente ao seu novo processo de 3nm N3P que deverå ser um pouco superior ao atual N3E.
Em termos de aumento de desempenho, é esperado que o novo SoC da Qualcomm ofereça pelo menos + 20% de performance pura e dura. Isto ao mesmo tempo que consome a mesma ou menos energia elétrica.
Mas… O preço… Vai ser uma mĂĄ notĂcia!
đ„ Este artigo foi Ăștil?
SĂȘ o primeiro a votar đ
Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google NotĂcias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp Ă tua espera. Podes tambĂ©m receber as notĂcias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares Ă grĂĄtis!


