Há alguns dias atrás, dissemos que seria sempre uma boa ideia reiniciar o seu smartphone de forma regular. Qualquer coisa como pelo menos 1x por semana, de forma a garantir que tudo está a funcionar no máximo das suas capacidades.
Afinal, existem sempre bugs que teimam em não desaparecer, em memória que fica demasiado preenchida, entre outras coisas. Reiniciar é uma coisa boa.
Aliás, é uma coisa tão boa, que a Apple está pronta a lançar uma funcionalidade que se baseia exatamente nesta ideia base. Porém, a ideia não é performance pura e dura, é mesmo a segurança do iPhone, mais concretamente, de quem usa o iPhone.
Apple quer o iPhone desligado de 3 em 3 dias. Porquê?
Portanto, se há coisa em que a Apple não brinca, é na segunda e privacidade que os seus aparelhos são capazes de oferecer. É exatamente por isso que o iOS é atualizado assim que existe uma nova vulnerabilidade, sendo um dos sistemas operativos mais seguros do mercado.
Pois bem, para além disso, a Apple acaba de lançar uma nova funcionalidade que manterá o seu iPhone seguro mesmo quando se esquecer que ele existe. Estamos a falar de uma nova funcionalidade capaz de reiniciar o seu iPhone após três dias de inatividade.
Ou seja, apesar do facto de a grande maioria das pessoas estar consistentemente de smartphone na mão. Também existe o outro lado da moeda. Ou seja, pessoas que só utilizam os seus telemóveis quando realmente precisam, por isso há a possibilidade de os seus telemóveis ficarem sem utilização durante dias. É difícil de acreditar, mas sim, estas pessoas existem.
O problema é que as pessoas que fazem isso correm o risco de ver os seus dados comprometidos se alguém lhes roubar o telemóvel. Existem ferramentas que os malfeitores podem utilizar para aceder ao seu telemóvel através de força bruta. Ou seja, se o seu iPhone for roubado, o código de acesso não é suficiente para o proteger de piratas informáticos mais experientes.
Felizmente, a Apple lançou uma nova funcionalidade iOS que tem como objetivo protegê-lo mesmo que alguém leve o seu telemóvel. Assim, se deixar o telefone inativo sem o desbloquear durante 72 horas, este será automaticamente reiniciado. Isto pode parecer uma pequena medida de segurança. Porém, há muito mais a acontecer nos bastidores. Afinal, a funcionalidade não só reinicia o telemóvel, como também o coloca num estado BFU (Before First Unlock). Isto encripta os dados do telefone e bloqueia as chaves de encriptação do telefone no chip de enclave seguro.
Porém, para receber esta funcionalidade, vai ter de esperar pelo iOS 18.2. Esta funcionalidade já está em teste.
🔥 Este artigo foi útil?
Sê o primeiro a votar 🙂
Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!


