Como estamos fartos de dizer, a MediaTek tem tudo para impressionar na gama alta do ecossistema Android nos próximos tempos, ao trazer para cima da mesa processadores extremamente parecidos em termos de funcionalidades e capacidades face a tudo aquilo que a Qualcomm anda a fazer, isto a preços um pouco mais apelativos, o que acaba por não afetar em demasia o preço dos produtos nas prateleiras.
No fundo, é uma lufada de ar fresco, ou melhor, um balão de oxigénio que começa a fazer (muita) falta no ecossistema Android!
Ă exatamente por isso que a MediaTek anda a piscar o olho Ă Samsung, Xiaomi, Oppo, Honor, etc… De forma a roubar alguma quota de mercado Ă Qualcomm, especialmente nas gamas mais desejadas pelos consumidores… As mais altas!
Pois bem, o caminho estĂĄ a ser feito, e ao que tudo indica, o novo MediaTek 9400 que quer dar vida Ă nova geração Android traz um aumento de performance Ă volta de uns incrĂveis 20%. A Vivo jĂĄ assinou um acordo para contar com o processador! Vai ser a primeira de muitas.
MediaTek continua a impressionar. Mais 20% de performance!
Portanto, hoje em dia, ver “Qualcomm Snapdragon” na lista de especificaçÔes tĂ©cnicas de um smartphone dĂĄ logo a ideia de que estamos perante algo de qualidade, com elevados nĂveis de performance.
Porém, como a Qualcomm anda a exagerar nos preços que anda a pedir às parceiras, pode tornar-se menos comum ver isso nas listas de especificaçÔes dos aparelhos de gama alta do futuro.
A MediaTek tem o mesmo acesso Ă s linhas de 4nm e 3nm da TSMC, e como tem muita vontade de ganhar quota de mercado, oferece os seus produtos a preços um pouco mais apelativos. Isto Ă© importante, porque em termos de performance e eficiĂȘncia, a MediaTek nĂŁo parece ficar atrĂĄs da Qualcomm.
Muito pelo contrårio, segundo os mais recentes rumores, até pode ficar à frente.
Dimensity 9400 apresenta um aumento de performance de 20% face ao atual Dimensity 9300!
Caso nĂŁo saiba, Ă exceção da Google e Apple, a MediaTek jĂĄ tem acordos assinados com todas as fabricantes de smartphones Ă face da terra. Sim, Ă© verdade que atĂ© aqui foi sempre com um maior foco na gama baixa e gama mĂ©dia. PorĂ©m, ao que tudo indica, a partir do final de 2024 e inĂcio de 2025, isto vai tambĂ©m estender-se Ă gama alta.
A Vivo jå assinou um acordo para utilizar o novo SoC de 3nm Dimensity 9400 nos seus aparelhos topo de gama. Naquilo que é a primeira grande fabricante Android a fugir do inegåvel aumento de preço que vamos ver no lado da Qualcomm com o Snapdragon 8 Gen4.
Isto Ă© bom para o mercado?
O atual Dimensity 9300 provou que a MediaTek nĂŁo estĂĄ para brincadeiras no mundo Android. NĂŁo Ă© um SoC perfeito, porque a fabricante optou por um design sem nĂșcleos focados na eficiĂȘncia, preferindo um design muito “perfomante”. Isto tem resultado em alguns problemas de consumo de energia, e tambĂ©m de sobreaquecimento.
Porém, com o acesso às linhas de 3nm da TSMC, é muito provåvel que se abra uma janela de oportunidade para fazer um rude golpe nas aspiraçÔes da rival Qualcomm.
NĂŁo me admiraria nada de ver mais e mais topos de gama a fazer uso de processadores MediaTek na prĂłxima geração. Afinal de contas, os topo de gama ‘Ultra’ jĂĄ andam nos 1500âŹ, e muito honestamente, nĂŁo me parece que exista espaço para encarecer ainda mais este tipo de aparelho num futuro prĂłximo.
đ„ Este artigo foi Ăștil?
SĂȘ o primeiro a votar đ
Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google NotĂcias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp Ă tua espera. Podes tambĂ©m receber as notĂcias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares Ă grĂĄtis!



