A aplicação Ficheiros da Google adicionou recentemente uma nova opção de Pesquisa inteligente. O objetivo é facilitar a procura de informações em documentos e imagens que, de outra forma, seriam complicadas de pesquisar utilizando apenas o nome do ficheiro. Embora a opção de ativar a Pesquisa Inteligente tenha chegado há já algum tempo, só agora se tem uma ideia completa de como funciona. Vamos então olhar para a melhor novidade de sempre para quem utiliza os ficheiros da Google no smartphone Android.
Android: Ficheiros da Google tem a melhor novidade de sempre!
A Pesquisa Inteligente utiliza capacidades locais de aprendizagem automática para melhorar a pesquisa nos Ficheiros. Nas configurações da aplicação, a função é descrita como uma maneira de “obter melhores resultados de pesquisa com a verificação automática do conteúdo dos ficheiros no dispositivo”. Num recente registo de alterações da Play Store, a Google explica muito mais detalhadamente o que a funcionalidade oferece.
Assim diz que facilita a procura de ficheiros e é possível utilizá-lo para:
- Texto de imagens e PDFs
- Localização e objectos de imagens
- Artista, álbum e título de áudio e vídeo
- Ver imagens em Ultra HDR em telemóveis que o suportem
- Ver ficheiros recebidos com a Partilha de proximidade agrupados em Recentes, Transferências e outras categorias
Embora a Pesquisa inteligente ainda não tenha chegado a todos, algumas pessoas já estão a experimentar esta função como revela o site AndroidPolice. Se utiliza a app Ficheiros para organizar os seus dados no telemóvel, a Pesquisa Inteligente pode ser um fator de mudança e tornar a aplicação mais útil.
Para PDFs e imagens guardados no telemóvel há algum tempo, o reconhecimento de texto é bastante fiável. Por mais insignificante e ininteligível que seja o nome do ficheiro, é possível encontrar documentos importantes utilizando palavras-chave no mesmo. Isto também funciona para fotografias e capturas de ecrã com texto, reduzindo significativamente a quantidade de deslocações e toques necessários para encontrar dados antigos enterrados.
Entretanto nas imagens, também é possível pesquisar objectos. Por exemplo, pode pesquisar por “gatos” para encontrar todas as imagens que os ficheiros reconheceram com os seus amigos felinos.
No entanto existem algumas limitações na Pesquisa Inteligente. Os ficheiros só são analisados periodicamente, de acordo com uma página de ajuda, e a Google diz que pode demorar alguns dias até que a funcionalidade esteja totalmente disponível para utilização quando a ativar pela primeira vez.
🔥 Este artigo foi útil?
Sê o primeiro a votar 🙂
Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!



