Oops!? Samsung já ultrapassou a TSMC nos 3nm!?

Muito tem sido dito e feito acerca do domínio da TSMC no mundo dos semicondutores. Aliás, caso não saiba, graças às capacidades inegáveis da gigante da produção, a Apple decidiu investir muitos e bons milhões de dólares nas linhas mais recentes, mais poderosas, e mais eficientes da TSMC. Tudo para ter um acesso exclusivo às mesmas, e assim ter nas suas mãos o domínio do mundo mobile nos próximos anos.

Mas… A coisa podia ter corrido melhor! Devido à complexidade que é perseguir mais e melhores números de miniaturização, a TSMC está com sérias dificuldades de produção nas suas inovadoras linhas de 3nm. O que já resultou numa diminuição da produção, e até em uma diminuição nas especificações no lado da Apple! Infelizmente, os processadores produzidos não conseguem alcançar, ou manter, as frequências que a gigante Norte-Americana responsável pelo iPhone gostaria de ver nos seus produtos.

Dito tudo isto, além de algumas falhas na produção, temos outras notícias que podem mesmo abanar o mercado. Afinal, a Samsung veio agora a público afirmar que os seus Yields são superiores na sua própria versão do processo de 3nm. Vamos finalmente ver uma guerra de processos de produção?

Oops!? Samsung já ultrapassou a TSMC nos 3nm!?

7nm, tsmc, chip, chips

Portanto, se porventura estava a achar estranha toda a conversa de que a Apple iria abandonar o processo de 3nm da TSMC para começar a utilizar uma versão mais barata (3NE), tudo indica que a coisa não é por acaso. A Apple investiu mesmo muito dinheiro para ter um acesso exclusivo aos 3nm da TSMC, mas é impossível ficar no topo para sempre, e ao que tudo indica, o tempo áureo da TSMC pode estar a chegar ao fim no mundo da produção.

Afinal de contas, apesar do seu atraso, a Samsung afirma que já ter ultrapassado os yields da TSMC. Ou seja, a capacidade de produzir chips sem defeito, nas suas linhas de 3nm. Para ter ideia, a Samsung, que usa uma tecnologia completamente nova (GAA) nos seus 3nm, afirma que é capaz de chegar aos 60% de Yields, isto enquanto a TSMC continua nos 55%.

Algo que pode mudar a forma como o mercado tem vindo a funcionar. Especialmente porque a Samsung não é a única a fazer bons avanços no campo da produção. A Intel está a investir na produção como nunca investiu no passado, e até já está a ter resultados interessantes com o seu processo Intel 3, que é na verdade um processo de 7nm, mas com muitas das valências tecnológicas dos processos de 3nm da Samsung e TSMC.

Em suma, o mundo da tecnologia pode vir a mudar num futuro muito próximo, agora que a TSMC começa a demonstrar algumas fragilidades na sua armadura. Caso não saiba, uma das maiores responsáveis pelo encarecimento de toda a tecnologia mobile nos últimos anos é a TSMC. Infelizmente, domínios ou monopólios nunca são bons para ninguém.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grátis!
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Lê também

Os Roomba são incríveis? Sim, mas podes gastar menos dinheiro

Durante anos, ter um aspirador robot era quase viver...

Pensa duas vezes antes de dormir com Earbuds ou Auscultadores

Há quem adore adormecer a ouvir música, podcasts ou...

O iPhone é que vai aguentar os preços em 2026. Tem piada!

Ultimamente só se fala de aumentos de preço, devido...