AI News
  • Android
  • Apple
  • Burlas
  • Tech
    • Vida digital
    • Computadores
    • Inteligência Artificial
    • Ciência
  • Streaming
  • Jogos
  • Auto
  • Reviews
  • Promoções
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Leak
  • Android
  • Apple
  • Burlas
  • Tech
    • Vida digital
    • Computadores
    • Inteligência Artificial
    • Ciência
  • Streaming
  • Jogos
  • Auto
  • Reviews
  • Promoções
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Logo Leak
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
GBoard

Agora pode personalizar ainda mais o Gboard para Android!

Bruno Fonseca por Bruno Fonseca
30 de Maio, 2023
em Sem categoria
0
Resumir com o ChatGPTPartilhar no Facebook

Depois de ter chegado a alguns utilizadores em meados de Fevereiro, o novo design da barra de ferramentas do Gboard para Android está agora a chegar a todos. Assim quem ainda não tinha recebido esta novidade vai receber agora! Uma coisa é certa, pode personalizar ainda mais o Gboard para Android e isso é uma boa notícia.

Agora pode personalizar ainda mais o Gboard para Android!

O estado predefinido da barra de ferramentas é mostrar sempre a linha de atalhos. Podem aparecer até seis (de quatro). Entretanto o círculo com três pontos para ver a grelha completa desapareceu e o microfone pode ser removido ou personalizado pelo utilizador.

Entretanto pode colocar qualquer coisa no lugar mais à direita. De facto, já não precisa de preencher toda a linha e pode apenas fazer aparecer um atalho. Isto é útil se só tiver achado úteis alguns dos atalhos do Gboard.

Quando toca no novo ícone quadrado 2×2 colocado num círculo à esquerda, todos os atalhos são colocados num recipiente retangular arredondado. A grelha abaixo é agora mais compacta e mostra quatro numa fila.

A nova barra de ferramentas chega na versão 13.0, que está atualmente em fase beta. Entretanto ao longo dos últimos meses tem aparecido lentamente para alguns utilizadores.

A primeira vez que se viu este sistema em desenvolvimento foi em Agosto passado, com o teclado Google a não ver muitas funcionalidades novas nos últimos meses, para além das otimizações para tablets. Neste campo, em Junho de 2022, foi introduzido um teclado dividido para dispositivos dobráveis que permitia aos utilizadores escrever com maior facilidade em ecrãs que expandiam.

A funcionalidade de teclado dividido tem como objetivo melhorar a comodidade e a ergonomia da escrita em tablets.

De facto, a verdade é que utilizar tablets maiores com uma única mão e escrever simultaneamente no ecrã pode ser um desafio para os utilizadores. O “teclado dividido” do Gboard divide o teclado em duas metades, permitindo aos utilizadores escrever com facilidade utilizando os polegares, mesmo quando seguram o tablet com as duas mãos.

Nova versão do Gboard tablets

No entanto, com a implementação da funcionalidade pelo Gboard, tem duas opções de disposição. Assim, uma em que o teclado permite exatamente a mesma quantidade de teclas em cada lado, resultando em teclas repetidas em ambos os lados, ou outra em que é dividido no corte sem quaisquer teclas repetidas. Este comportamento pode controlar-se a partir das definições do Gboard. Para isso é só ir às preferências.

Embora os teclados divididos já estejam disponíveis há algum tempo, espera-se que esta versão do Gboard proporcione uma experiência de utilização mais suave e intuitiva. Especialmente para quem utiliza tablets Android. Este novo layout já está disponível para alguns utilizadores do Galaxy Tab S8 que estão a executar a última versão da aplicação beta do Gboard (versão 12.9.21).

Claro que podemos agradecer ao próximo lançamento do Pixel Tablet por esta actualização. Isto porque a Google fará tudo o que estiver ao seu alcance para melhorar a experiência do tablet Android e assim incentivar as vendas. A última vez que a Google arriscou criar e comercializar o seu próprio tablet foi em 2018. Isto com o Pixel Slate que funcionava com o ChromeOS. No entanto, essa aposta não funcionou muito bem.

Felizmente, a Google reviu esta decisão e colocou todos os seus esforços nos tablets Android.

Embora o Pixel Tablet ainda não tenha chegado, até agora as escolhas de interface do utilizador feitas – incluindo o teclado dividido – fazem muito sentido. Assim pode ver em todo o crescente ecossistema de dispositivos da Google.

SummarizePartilhar234
Bruno Fonseca

Bruno Fonseca

Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Artigos relacionados

Galaxy S26+: Primeiras imagens reais chegam à internet

Galaxy S26+: Primeiras imagens reais chegam à internet

por Bruno Fonseca
14 de Fevereiro, 2026

Um olhar antecipado sobre o próximo topo de gama da Samsung

melhor imagem na TV, É verdade que quem utiliza IPTV em Portugal pode ser preso?, IPTV pagar multa, televisões baratas, box de TV para ver IPTV, Dispositivos de Streaming

IPTV – 5 serviços grátis que podes usar em 2026!

por Nuno Miguel Oliveira
14 de Fevereiro, 2026

Se há coisa que os portugueses já perceberam é que pagar 40€ ou 50€ por mês por televisão já não faz sentido para toda a gente. Cada vez...

O teu tablet Android está lento? 4 dicas para o fazeres voar

O teu tablet Android está lento? 4 dicas para o fazeres voar

por Bruno Fonseca
14 de Fevereiro, 2026

Não precisas de comprar um modelo novo para teres uma experiência fluida e sem paragens.

carregar o telemóvel até 100%

Bateria a morrer: tens de desligar estas permissões no teu Android

por Bruno Fonseca
14 de Fevereiro, 2026

Hoje em dia, os nossos smartphones Android são autênticas fortalezas de privacidade. Quase tudo o que uma aplicação faz exige que tu dês uma autorização prévia. No entanto,...

Artigo Seguinte
windows 11 limpo

Microsoft afirma que o Windows 11 está muito mais rápido!

Deixar comentário
cropped-logoleak-1.png

A Leak.pt traz-te as últimas notícias de tecnologia, truques e dicas. Lê as noticias sobre tecnologia atual agora mesmo!

Siga-nos

Últimas notícias

inteligência artificial não representa um perigo para os humanos!

Se não consegues dizer que é IA, isso interessa?

14 de Fevereiro, 2026
Botões falsos no carro? Vê como os transformar em algo incrível

Botões falsos no carro? Vê como os transformar em algo incrível

14 de Fevereiro, 2026

Registe-se na Newsletter

  • Quem somos
  • Ficha técnica
  • Estatuto editorial
  • Declaração de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Termos e Condições
  • Contactos

Leak@2026 - Todos os direitos reservados

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Contactos
  • Declaração de privacidade (UE)
  • Estatuto editorial
  • Ficha técnica
  • Imprint
  • Isenção de Responsabilidade
  • Mais recentes
  • Notícias de Tecnologia – Leaks de Tecnologia de Última Hora | Leak.pt
  • Notícias de Tecnologia de Última Hora
  • Política de Cookies (UE)
  • Política de Privacidade
  • Quem somos
  • Termos e Condições

Leak@2026 - Todos os direitos reservados